Seminários em Design abordam os desafios do processo criativo

Primeiro de três encontros reúne pesquisadores e estudantes para debater temas atuais do campo de estudos.

Nesta terça-feira (30), os Seminários de Design, do Curso de Design Gráfico, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), recebem o professor Rodrigo Stéfani Correa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para a palestra Desafios Criativos. Na ocasião, o pesquisador trará contribuições para pensar o novo papel do profissional criativo no âmbito publicitário, no mercado de trabalho, assim como em disciplinas relacionadas à criação publicitária.

(Divulgação).

Primeiro de três encontros, os Seminários de Design são originários da disciplina de mesmo nome, que começou na Especialização em Design Digital, vinculada ao Curso de Design Gráfico, como conta o professor do Departamento de Design e vice-diretor do CECA, Rogério Zanetti Gomes. “Esses seminários existem para trazer o estudante para mais próximo das mudanças que o currículo acadêmico não acompanharia”, explica. “O design é uma área de excelência em inovação. Então, é natural que não consigamos acompanhá-las”. Atualmente, a disciplina é comum a todos os cursos de especialização em Design da Universidade.

Segundo Gomes, outros dois encontros, além do encontro do dia 30, estão confirmados. No dia 27 de abril, o seminário recebe a professora Ana Verônica Pazmino, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autora do livro Como Se Cria: 40 Métodos para Design de Produto; e, no dia 25 de maio, o professor Marcelo Miguel Conrado, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre criação e direito autoral.

Criação – A atividade de um “criativo” – como é designado um membro de uma agência de publicidade e marketing responsável por alguma etapa do processo de criação de peças – é encarada por muitos como um processo de “epifania” em que o profissional, seja um redator ou um designer (a famosa “dupla de criação” de uma agência de publicidade), tem constantes “insights” para criar suas peças publicitárias, sem esforço algum. Para Gomes, no entanto, isso não passa de mito.

“O processo criativo, como abordaremos nos encontros, obedece a uma série de metodologias de criação e demanda muito esforço. Além disso, o criativo deve ser muito bem informado, curioso e acompanhar de perto tendências, seja no âmbito dos games ou da cultura pop, por exemplo. A eficiência de um criativo depende em boa parte do seu repertório cultura, que deve ser bastante amplo, mesmo que ele prefira alguns assuntos específicos”, comenta.

No entanto, há uma série de regras que devem ser obedecidas em relação aos direitos autorais e à propriedade. “Não é somente criar. Existem responsabilidades no processo criativo no meio da publicidade. Essa temática será abordada no terceiro e último encontro, em maio”, reforça.

Inscrições – Não há necessidade de inscrições para acompanhar as palestras. A participação é aberta e gratuita. As palestras serão transmitidas pelo canal do Youtube Pós-Design UEL – AQUI.