Startup Garage: estudantes da graduação e pós

As equipes podem ter de três a cinco participantes. As inscrições começam dia 15 de julho.

Estudantes de graduação e pós-graduação da UEL – e também formados na Universidade – que tenham ideias inovadoras têm uma nova oportunidade para colocá-las em prática. O 2º Startup Garage, um programa feito pelo SEBRAE-PR em parceria com a UEL, vai privilegiar estudantes de todos os cursos de graduação e pós-Graduação que tenham soluções para montar uma empresa startup inovadora. A parceria com a UEL foi viabilizada pela Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC).

Durante uma série de palestras e workshops entre julho e novembro, os estudantes poderão acompanhar todas as etapas de gestação de uma empresa startup no ambiente empreendedor. Nos workshops, os estudantes vão compreender as etapas de desenvolvimento das ideias, elaboração de um plano de negócios e verificar se são ideias escaláveis em termos de negócios. Estudantes graduados ou pós-graduados podem participar do programa, desde que no máximo um por equipe. As equipes podem ter de três a cinco participantes.

(Divulgação/SEBRAE).

Segundo a coordenadora técnica do programa e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), Ercília Hitomi Hirota, o programa é uma grande oportunidade para os estudantes desenvolverem ideias e entrarem mais a fundo no empreendedorismo. “Muitas vezes, o estudante tem a ideia, o conhecimento técnico, mas não conseguiu colocar em prática como um negócio”, avalia.

Percurso empreendedor

A professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Eloísa Rodrigues, também responsável pela coordenação técnica, classifica o programa como um “percurso empreendedor”. “Desde o início, os estudantes já participam de processos de seleção, para que as ideias mais acabadas se sobressaíssem. No final, defendem a empresa para uma banca, apresentam o trabalho e as dores do público que podem solucionar”.

Ao todo, são nove workshops sobre temáticas variadas do universo empreendedor: comportamento do empreendedor, design thinking, prototipação, marketing digital, entre outros. Os times envolvidos também participarão de uma aula inaugural, em 4 de agosto, que marca o início do programa. “Serão 12 empresas para o início da competição. Para a fase final, restarão seis participantes, entre os quais um vai ganhar 10 horas de consultoria com o SEBRAE-PR”, comenta.

A equipe vencedora da primeira edição foi a Força X, com a empresa Bio G. Na ocasião, o grupo de estudantes da pós-graduação em Biotecnologia desenvolveu dispositivo capaz de realizar exames rápidos para ser usado em localidades de difícil acesso, com objetivo de agilizar os procedimentos em saúde básica.

“O mais importante é o aprendizado que cada um dos estudantes leva das etapas que participou. A intenção não é, no fundo, a formação das empresas, embora isso seja importante. É incutir essa mentalidade empreendedora e criativa nos estudantes. A transformação pela qual eles passam depois de participar é impressionante”, comenta Ercília.

Inscrições e contato

As INSCRIÇÕES para o Startup Garage vão do dia 15 a 30 de julho. Elas podem ser feitas pelo site do evento e são totalmente gratuitas, para todos os participantes. Antes do período de inscrição, os participantes devem preencher um formulário de pré-participação no programa. A partir disso, serão selecionados para um grupo de WhatsApp, a partir do qual poderão interagir, trocar ideias sobre projetos e montar equipes.