UEL tem 58 projetos contemplados em edital da Fundação Araucária

UEL tem 58 projetos contemplados em edital da Fundação Araucária

Edital tem como principal critério o número de Programas de Pós-graduação (Stricto sensu). Recursos somam 954 mil.

A UEL teve 58 projetos de pesquisa contemplados em edital do Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. O resultado foi publicado pelo Edital PROPPG 13/2021. São projetos de sete grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (10 projetos), Ciências Biológicas (21), Engenharias (4), Ciências da Saúde (10), Ciências Agrárias (7), Ciências Sociais Aplicadas (2), Ciências Humanas (2), Linguística, Letras e Artes (2). Os projetos receberão valores diferenciados – parte em torno de 12,4 mil reais, e parte em torno de 25 mil reais. No total, serão liberados 954 mil reais.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, professor Amauri Alfieri, os recursos vêm da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) / Fundo Paraná e são destinados aos mais diferentes fins, como compra de equipamentos, pagamento de custeio e insumos (de papel a reagentes químicos), serviços de terceiros (pessoa física ou jurídica), publicações no exterior e bolsas de Iniciação Científica. O pró-reitor informou que o edital, que não contemplou apenas as universidades estaduais do Paraná, previa uma série de exigências, e um dos critérios foi o número de Programas de Pós-graduação Stricto sensu de cada instituição. A UEL tem cerca de 50.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor e pesquisador Amauri Alfieri, aponta a importância da pesquisa para a inovação.

Na avaliação do professor Amauri Alfieri, é muito importante investir nas pesquisas básica e aplicada, porque elas são o início do processo de descobertas relevantes, e o que pode parecer sem aplicabilidade hoje pode se tornar cotidiano no futuro. “Pesquisa sem inovação existe. Mas inovação sem pesquisa não”, sentencia.

Encaminhamentos e prazos

Segundo o edital da PROPPG, no período de 1º. a 14 de fevereiro de 2022, os contemplados deverão enviar seus respectivos projetos de pesquisa para a Fundação Araucária por meio da Plataforma de Operação de Projetos Públicos (Sparkx). O Pró-Reitor da PROPPG também deverá assinar o Anexo III (Roteiro Descritivo e Termo de Compromisso). Portanto, depois de devidamente preenchido e assinado pelo coordenador, o arquivo DOCX do Anexo III deverá ser enviado para proppg@uel.br solicitando a assinatura do Pró-Reitor. A PROPPG devolverá o Anexo III devidamente assinado ao coordenador do projeto para que possa anexá-lo na plataforma Sparkx.

Quando a proposta contemplada envolver bolsa de Iniciação Científica, o Anexo VI da CP 09/2021 da Fundação Araucária (Plano de Trabalho e Declaração do Bolsista) também deverá ser preenchido, assinado e anexado na plataforma Sparkx. Observar que no Anexo VI deverá ser colhida a assinatura digitalizada do estudante selecionado para a bolsa. Além disso, observar que o Pró-Reitor da PROPPG também deverá assinar o Anexo VI.

(Foto Ilustrativa/CAPA: Arquivo COM/UEL).

banner mestrado
banner-03
previous arrow
next arrow
Leia também