UEL tem 58 projetos contemplados em edital da Fundação Araucária

UEL tem 58 projetos contemplados em edital da Fundação Araucária

Edital tem como principal critério o número de Programas de Pós-graduação (Stricto sensu). Recursos somam 954 mil.

A UEL teve 58 projetos de pesquisa contemplados em edital do Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. O resultado foi publicado pelo Edital PROPPG 13/2021. São projetos de sete grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (10 projetos), Ciências Biológicas (21), Engenharias (4), Ciências da Saúde (10), Ciências Agrárias (7), Ciências Sociais Aplicadas (2), Ciências Humanas (2), Linguística, Letras e Artes (2). Os projetos receberão valores diferenciados – parte em torno de 12,4 mil reais, e parte em torno de 25 mil reais. No total, serão liberados 954 mil reais.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, professor Amauri Alfieri, os recursos vêm da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) / Fundo Paraná e são destinados aos mais diferentes fins, como compra de equipamentos, pagamento de custeio e insumos (de papel a reagentes químicos), serviços de terceiros (pessoa física ou jurídica), publicações no exterior e bolsas de Iniciação Científica. O pró-reitor informou que o edital, que não contemplou apenas as universidades estaduais do Paraná, previa uma série de exigências, e um dos critérios foi o número de Programas de Pós-graduação Stricto sensu de cada instituição. A UEL tem cerca de 50.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor e pesquisador Amauri Alfieri, aponta a importância da pesquisa para a inovação.

Na avaliação do professor Amauri Alfieri, é muito importante investir nas pesquisas básica e aplicada, porque elas são o início do processo de descobertas relevantes, e o que pode parecer sem aplicabilidade hoje pode se tornar cotidiano no futuro. “Pesquisa sem inovação existe. Mas inovação sem pesquisa não”, sentencia.

Encaminhamentos e prazos

Segundo o edital da PROPPG, no período de 1º. a 14 de fevereiro de 2022, os contemplados deverão enviar seus respectivos projetos de pesquisa para a Fundação Araucária por meio da Plataforma de Operação de Projetos Públicos (Sparkx). O Pró-Reitor da PROPPG também deverá assinar o Anexo III (Roteiro Descritivo e Termo de Compromisso). Portanto, depois de devidamente preenchido e assinado pelo coordenador, o arquivo DOCX do Anexo III deverá ser enviado para proppg@uel.br solicitando a assinatura do Pró-Reitor. A PROPPG devolverá o Anexo III devidamente assinado ao coordenador do projeto para que possa anexá-lo na plataforma Sparkx.

Quando a proposta contemplada envolver bolsa de Iniciação Científica, o Anexo VI da CP 09/2021 da Fundação Araucária (Plano de Trabalho e Declaração do Bolsista) também deverá ser preenchido, assinado e anexado na plataforma Sparkx. Observar que no Anexo VI deverá ser colhida a assinatura digitalizada do estudante selecionado para a bolsa. Além disso, observar que o Pró-Reitor da PROPPG também deverá assinar o Anexo VI.

(Foto Ilustrativa/CAPA: Arquivo COM/UEL).

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]