Aintec ganha obras de reformas na fachada, áreas interna, externa e rede lógica

Após 20 anos sem reformas, o prédio recebe obras custeadas pela Construtora A. Yoshii, de Londrina.

A Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC) da UEL recebe obras de reformas que deverão melhorar o calçamento externo, fachada, pinturas interna e externa, além da rede lógica e de iluminação. As obras tiveram início neste mês de março e estão previstas para serem concluídas em junho próximo, custeadas com recursos e serviços da Construtora A. Yoshii, de Londrina. Esta é a primeira reforma do prédio da Aintec, depois de mais de 20 anos após a inauguração.

A doação dos serviços foi oficializada à UEL em outubro passado, a partir de uma iniciativa do grupo A Yoshii, pelos seus fundadores Atsushi e Kimiko Yoshii, durante as comemorações do aniversário de 50 anos da Universidade. A família é reconhecida em Londrina pelo apoio a projetos e a entidades educacionais e culturais como a Guarda Mirim, Instituto Yoshii e Grupo Ishindaiko, que realiza um trabalho de resgate da cultura japonesa.

Obras em andamento: área interna do prédio vai receber nova rede lógica e iluminação em LED.

Na UEL, o casal foi responsável, em 2000, pela doação da estrutura física que abriga a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC). Em 2017, o casal doou R$ 1 milhão para a compra de um piano de cauda para o Cine Teatro Ouro Verde. O valor foi repassado à Universidade logo após a reinauguração do Teatro. Parte dos recursos ainda atenderam outras necessidades da Instituição.

Para o diretor da Aintec, Edson Miura, as obras estão ocorrendo de forma bastante ágil, sendo coordenadas pelo próprio empresário Atsushi, que fez questão de assinar como responsável técnico. Segundo o diretor, durante os dois anos de pandemia do novo Coronavírus, a agência registrou grande volume de licenciamento e de patentes. “Acreditamos que a doação destas obras é um reconhecimento a todo este trabalho em prol da inovação”, definiu.

Entre as melhorias que deverão ser feitas no prédio, além da área externa e da pintura, estão a substituição do forro de gesso e impermeabilização do chão de toda a parte interna. Segundo Miura, também serão substituídas as atuais lâmpadas por novas em tecnologia Led e os aparelhos de ar condicionado. Essa parte deverá ser custeada com recursos próprios da Aintec. “Com essa reforma teremos instalações modernas e adequadas fazendo com que a Agência se firme como referência em tecnologia e inovação”, destacou.

Trajetória e Reconhecimento

O empresário Atsushi Yoshii integra o Conselho Diretor da Aintec e tem consciência do importante trabalho desenvolvido internamente. No ano passado a UEL ficou entre as instituições de pesquisa que mais depositaram pedidos de Propriedade Intelectual, de acordo com ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na lista anual de maiores depositantes.

No ano anterior a Universidade apareceu entre as 50 instituições brasileiras que mais registraram patentes em 2019. Nos últimos quatro anos, a Universidade apareceu sete vezes no ranking somando 118 depósitos, entre as modalidades Programas de Computador e Patentes de Invenção (PI), que são relativas a novas tecnologias.

Além deste reconhecimento, a empresária Kimiko Yoshii foi homenageada em 2018 com o título de benemérita, pelo trabalho desenvolvido para o aprimoramento da cultura e do Ensino Superior nos últimos anos. Na época, o empresário Atsushi Yoshii classificou a atividade social desenvolvida pela mulher como perseverante, um ideal a ser seguido. “Cremos na mudança pela educação, pelo desenvolvimento das pessoas. Esta é a real solução para a sociedade”, discursou ele na época.