Liga de Propriedade Intelectual participa de competição nacional

Acadêmicas serão desafiadas a mostrar conhecimento sobre leis de Direitos Autorais, Propriedade Industrial e Softwares na UFRJ.

Estudantes do curso de Direito representarão a Universidade na I Competição Nacional de Propriedade Intelectual, que será realizada dia 16 de julho, em formato virtual. Membros da Liga de Propriedade Intelectual da UEL (IntelectUEL), as acadêmicas serão desafiadas a mostrar os conhecimentos sobre as Leis de Direitos Autorais, Propriedade Industrial e Softwares, em defesas orais e escritas, juntamente com outras instituições do país.

A IntelectUEL integra o Programa de Formação Complementar Direito e Tecnologia da UEL, iniciado em maio de 2020 pela professora Têmis Chenso Pedroso, do Departamento de Direito Privado, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). “Nosso propósito é fomentar o estudo, a pesquisa e a troca de experiências acerca dos direitos de propriedade intelectual, promovendo o desenvolvimento acadêmico desta área”, afirma a coordenadora.

De forma resumida, Têmis define propriedade intelectual como “todos os produtos advindos da inteligência humana”. Ela defende ser um tema abrangente, que vai desde composições musicais, processo químicos até a utilização de tecnologia. É este último que mais chama atenção dos estudantes, por ser bem atual e ter aplicação, por exemplo, no uso de aplicativos, games e até no metaverso (mundo virtual).

Liga de Propriedade Intelectual da UEL participa, no dia 16 de julho, de evento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Liga Acadêmica

A participação dos estudantes, tanto na competição quanto nas atividades do Programa, é uma grande oportunidade para que eles aprofundem o conhecimento na temática, o que contribui, de acordo com Têmis, para uma formação acadêmica mais completa e atualizada.

Compõem a equipe da IntectUEL as estudantes Beatriz Romanelli, Geovana Camargo de Souza, Isabella Duarte, Jacqueline Fernandes Dias do Carmo Silva, Júlia Bianchini, Júlia Fiuza, Maria Beatriz Guimarães Lopes, Maria Julia Frasson e Sabrina Matias Uliana. Além da orientação de Têmis, o grupo tem treinamento das professoras Érika Juliana Dmitruk, do Departamento de Direito Público, e Juliana Nakayama, do Departamento de Direito Privado, e do assessor técnico da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL, Marinno Arthur.

Competição

Promovida pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a I Competição Nacional de Propriedade Intelectual será realizada no dia 16 de julho, das 9 às 17h, por meio da plataforma Zoom.

Serão quatro atividades concomitantes: avaliação do conhecimento sobre as Leis de Direitos Autorais, Propriedade Industrial e Softwares; elaboração de parecer jurídico; sustentação oral; e elaboração de peças administrativas. O resultado da competição será divulgado no dia 18 de julho, no canal da ABPI