Com pesquisas sobre o meio ambiente, estudante da Universidade de Columbia visita a UEL

Com pesquisas sobre o meio ambiente, estudante da Universidade de Columbia visita a UEL

Desde junho, Suleyman Ahmed está em Londrina para buscar soluções inovadoras para o meio ambiente.

O projeto UEL Com Menos Plástico, ligado ao Centro de Ciências Exatas (CCE), recebeu nesta terça-feira (6) a visita do estudante Suleyman Ahmed, da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos. Desde junho, ele está na cidade para pesquisar soluções inovadoras para o meio ambiente, por meio de um programa ofertado pela Prefeitura Municipal de Londrina.

Durante a visita, a professora Edinéia Vilanova Grizio-Orita, do Departamento de Geociências, apresentou as ações feitas no projeto, como o levantamento da coleta de plásticos realizada em março em todo o Campus, as propostas para redução do uso desses materiais, os eventos já realizados, e ainda o Armário Solidário, disponibilizado no CCE para troca de livros entre a comunidade universitária. 

Suleyman Ahmed cursa bacharelado em Desenvolvimento Sustentável e soube do programa da Prefeitura de Londrina por indicação dos professores Gergely Baics e Caterina Pizzigoni, que ministram uma disciplina sobre a história das cidades latino-americanas na Universidade de Columbia. Foi então que veio ao Brasil para conhecer como uma cidade média da América Latina tem se estruturado para combater as mudanças climáticas e, com base nos dados obtidos, propor ações inovadoras. 

Suleyman Ahmed visitou o Armário Solidário, no CCE.
Ahmed visitou o Armário Solidário, usado pela comunidade universitária para troca de livros. Equipamento está no CCE (Agência UEL)

Além do Campus da UEL, durante as três semanas em Londrina, Suleyman conheceu diversos espaços que atuam diretamente com o meio ambiente, como o Parque Arthur Thomas, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Sanepar. 

Edineia relata que o estudante se interessou pelas ações interdisciplinares realizadas pelo projeto, que envolve docentes de diversos cursos da UEL. O objetivo agora é dar continuidade ao contato, alimentar a discussão e troca de informações sobre sustentabilidade com vistas para uma parceria futura de aplicação em Londrina. 

(Com informações da N.Com)

Leia também