UEL amplia contato com profissionais e empresas da área de Tecnologia da Informação

Universidade recebeu presidente do APL de Tecnologia da Informação para estreitar laços com empresas da área.

A UEL recebeu na quarta-feira (26) a visita do atual presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL – TIC) de Londrina, Thiago Zampieri. Com ações em diversas universidades do estado, um dos objetivos da APL é divulgar aos estudantes do Ensino Superior as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A recepção foi feita pela reitora, Marta Favaro, e pela chefe de gabinete da UEL, Lisiane Freitas de Freitas.

Como destacou Zampieri, há mais de 1,5 milhão de vagas de emprego ociosas no país e, atualmente, a região Norte do Paraná possui mais de três mil empresas de TI, por isso a relevância da formação de profissionais qualificados. Ele, que também é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE), sob orientação do professor Rodolfo Miranda de Barros, conta que a APL é formada por profissionais e empresas das cidades de Londrina, Apucarana, Arapongas, Cambé, Cornélio Procópio, Ibiporã e Rolândia.

A reitora da UEL lembrou que o curso de Ciência da Computação da UEL oferece formação presencial e à distância, sendo o único da instituição nesta modalidade. Com mais de 30 anos, o curso já formou mais de 1,2 mil profissionais, que atuam por toda parte do país. Marta comentou, ainda, da possibilidade da criação do curso de Ciência de Dados, que está em processo de estruturação e deve contribuir futuramente para intersecção com diversas áreas.

Participaram da reunião a professora do Departamento de Design (Ceca), Cristianne Cordeiro Nascimento, atual assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária e membro das Governanças do Ecossistema de Inovação de Londrina, e o professor Jacques Brancher, do Departamento de Computação (CCE).