Estudantes conquistam 2º lugar na maratona Ideathon Construtech 2022

Equipe do CTU, composta por estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, utilizou conceitos de sinestesia aplicados à tecnologia BIM.

A Equipe CTU/UEL ficou em 2º lugar na maratona Ideathon, realizada durante a 4ª Construtech Week de Londrina, maior evento de inovação da Construção Civil do Paraná. A premiação, realizada nos dias 25 e 26, teve como objetivo incentivar a criação de soluções para problemas relacionados à construção civil. Formada por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade, a equipe apresentou uma ideia visando melhorar a experiência do cliente.

Ao todo, o evento contou com a participação de seis equipes, constituídas por alunos das instituições de ensino do município. A ideia apresentada pela UEL foi usar conceitos de sinestesia associada à realidade virtual e aumentada, pensando em esclarecer a comunicação entre profissional e cliente. A equipe trouxe como proposta o estímulo dos cinco sentidos do corpo humano – tato, olfato, paladar, visão e audição – para ajudar o usuário a se expressar, facilitando também o trabalho do projetista.

A premiação foi promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon) e pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Governança da Inovação na Construção Civil do Norte do Paraná (Icon).

Estudantes da UEL durante a premiação no Construtech Week 2022 (Foto: Carlos Prado)

Desenvolvimento

De acordo com Julia Nayra Bianchini Gozzo, estudante do segundo ano de Engenharia Civil, o grupo optou por trabalhar com uma tecnologia já consolidada no mercado, o BIM, que permite a geração de plantas humanizadas e atendimento facilitado. Ela explica que, a partir do óculos de realidade virtual e do BIM, é possível criar maquetes 3D para o indivíduo caminhar física e virtualmente pelo imóvel. “Unindo a tecnologia do cinema 6D, seria possível tornar esta experiência do cliente mais real”, conta a estudante e líder do grupo.

Além de Júlia, a equipe contou com Geovana Fernandes Martin, do primeiro ano de Engenharia Civil; Enzzo Costa Ferrari, do segundo ano de Engenharia Civil; e Marcelo Kenzo Imagawa, do quinto ano de Arquitetura e Urbanismo. Para a estudante, o segundo lugar em um evento como o Construtech Week representa muito, principalmente pela visibilidade. “Conseguimos colocar em prática o que é visto em teoria e pensar em inovação. Temos certeza de que essa oportunidade irá abrir portas. Agradecemos a oportunidade”, declara.

Segundo o professor Carlos Alberto Prado da Silva Junior, do Departamento de Construção Civil da UEL, o evento foi uma oportunidade não só para que os alunos pensassem em inovação, mas também para terem contato com profissionais do setor. “Para eles, é um processo que pode dinamizar suas experiências extracurriculares e aperfeiçoar a formação”, afirma o docente.

Grupo optou por trabalhar com tecnologia BIM, que permite geração de plantas humanizadas de forma automatizada (Foto: Carlos Prado)

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.