Encontro marca apresentação do projeto do Centro de Inovação do Comércio

Na ocasião, o plano de ações e o projeto do Centro foram apresentados a empreendedores, empresários, trabalhadores e profissionais do varejo.

Uma reunião realizada na tarde desta terça (1º), na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), marcou o pontapé inicial da implantação do Centro de Inovação do Comércio, iniciativa que visa aprimorar as tecnologias voltadas ao varejo com foco nos pequenos empresários. Na ocasião, o plano de ações e o projeto do Centro de Inovação do Comércio, que funcionará na própria sede do Sincoval, foram apresentados aos empreendedores, empresários, trabalhadores e profissionais do varejo que atuam na cidade.

O Centro de Inovação do Comércio de Londrina é uma iniciativa inédita da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval). O projeto conta com a parceria do Senac, Sebrae, UEL e com recursos oriundos de um convênio com a Fundação Araucária, no valor de R$ 250 mil. Há, ainda, recursos do Governo Federal da ordem de R$ 250 mil destinados por meio de uma emenda parlamentar de autoria da deputada federal Luísa Canziani.

Conforme a docente do Departamento de Administração da UEL Marli Verni, o Centro foi configurado para proporcionar um ambiente promotor do processo de inovação aberta, de forma a possibilitar a integração dos mais diversos mecanismos de apoio ao empreendedorismo inovador.

Estrutura

O projeto conta com uma loja conceito, espaços para incubadoras, salas de reuniões e treinamentos, café e um Coworking. “A previsão de instalação da loja conceito é para o primeiro semestre do ano que vem. Este Centro só poderia receber incentivos se fosse carreado através de universidades e a UEL foi a escolhida”, lembra a docente, que é colaboradora do projeto.

Os recursos vão ser investidos na compra de equipamentos e no pagamento de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, o que consolida o envolvimento da UEL no desenvolvimento do setor. A expectativa, informa a docente, é de que 14 alunos bolsistas sejam contemplados e possam desenvolver seus projetos. Destes, 12 são bolsistas de Iniciação Científica (IC); um desenvolve projeto de mestrado; e há, ainda, um bolsista técnico-desenvolvimento.

“O nosso setor de comércio tem muitas necessidades, principalmente na questão do desenvolvimento de tecnologias. Um dos exemplos é a Rua Sergipe. Por isso temos que fomentar o desenvolvimento tecnológico. O Centro de Inovação vai ser uma loja conceito para servir de modelo para que os varejistas possam, não apenas conhecer novas formas de arranjo físico, mas também é uma maneira de se capacitarem para oferecerem com cada vez mais qualidade seus produtos e serviços no município de Londrina”, conclui.