Projetos coordenados por professores da UEL são finalistas em evento da SETI

Projetos coordenados por professores da UEL são finalistas em evento da SETI

Projetos da área de Medicina Veterinária e Microbiologia se destacaram no programa, que se baseia na capacitação e qualificação de empreendedores.

Isabella Abrão*

Agência UEL


Dois projetos liderados por professores da UEL ficaram entre os cinco finalistas na edição de 2022 do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Governo do Paraná. O Programa se baseia na capacitação e qualificação de empreendedores, incentivando a transformação de resultados de pesquisas acadêmicas com potencial de mercado em produtos.

O projeto “Applied Bioinfo Diagnosis” (Agilizando e Ampliando Diagnósticos), coordenado pelo professor Ulisses de Pádua Pereira, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UEL, conquistou o segundo lugar no evento. A iniciativa começou com uma linha de pesquisa com peixes e a ideia foi usar o conhecimento para gerar um produto aplicado para o diagnóstico preciso, rápido e de baixo custo de doenças infecciosas em seres humanos e animais. A intenção é que o diagnóstico possa ser feito em fazendas ou clínicas.

Já o gel antimicrobiano com óleo essencial de orégano e nanopartícula de prata Biogênica, projeto coordenado pela professora Renata Kobayashi, do Departamento de Microbiologia, ficou em terceiro lugar. A ação antimicrobiana do gel existe devido a sua composição, que leva o óleo essencial e a nanopartícula de prata sintetizada biologicamente, isto é, a partir de plantas. O produto pode ser utilizado em feridas ou em pacientes com queimaduras.

*Estagiária de Jornalismo da COM/UEL.

Leia também