Startup da UEL apresenta soluções na 35ª edição do Show Rural em Cascavel

A Bio3 é especializada na produção de tecnologias biológicas para alternativas ao uso de produtos químicos sintéticos no campo.

Isabella Abrão*

Agência UEL

A Bio3, spin-off acadêmica criada por estudantes e professores de pós-graduação da UEL e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), está participando da 35ª edição do Show Rural, em Cascavel. Organizado no Parque Tecnológico da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), trata-se de um dos maiores eventos do País no segmento agropecuário. A empresa estará presente durante todo o evento, que será realizado até o dia 10 de fevereiro, das 8h às 17h.

Desenvolvida no Laboratório de Biotecnologia Microbiana (Labim) da Universidade, a Bio3 possui características de uma startup e produz tecnologias biológicas como alternativas ao uso de produtos químicos sintéticos. A empresa atua com base na bioprospecção de linhagens microbianas originais para desenvolvimento de produtos; bioprocessos de bancada e industriais; e bioinformática para compreender o arcabouço genético dos princípios ativos microbianos.

Amostra de produto da empresa Bio3. Segundo professor, participar do Show Rural Copavel coloca a empresa na rota dos negócios na área (Arquivo)

De acordo com um dos cofundadores da Bio3, o professor Admilton Gonçalves de Oliveira Junior, do Departamento de Microbiologia (CCB), participar do Show Rural é muito importante para a divulgação da empresa. “Nós somos uma startup nascente, temos longa experiência na atividade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Laboratório de Biotecnologia Microbiana e atendemos à necessidade do setor”, explica o docente.

A Bio3 ficará no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.