Laboratório de Biotecnologia Microbiana faz pré-lançamento de biofungicida no Show Rural

Produto foi desenvolvido via acordo de cooperação técnica da Universidade com empresa. Uso de bacilo favorece o crescimento da planta.

O Laboratório de Biotecnologia Microbiana (Labim), do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, e a empresa Simbiose promovem, até esta sexta-feira (10), o pré-lançamento de um defensivo agrícola criado à base da bactéria Bacillus velezensis linhagem LABIM40. O pré-lançamento está sendo realizado na 35ª edição do Show Rural, em Cascavel, um dos maiores eventos do País no segmento agropecuário.

Segundo o coordenador do Labim-UEL, professor Admilton Gonçalves de Oliveira Junior, do Departamento de Microbiologia, o produto, um biofungicida, tem atingido resultados satisfatórios. “ (Nós) iniciamos como um projeto de cooperação técnica e científica. O resultado dessa cooperação foi o licenciamento da tecnologia, material genético e know-how”, afirma o docente. “O produto está em fase final de registro, tem sido validado em campo e em várias áreas.”

Pré-lançamento do biofungicida reuniu autoridades e profissionais do setor no Show Rural, em Cascavel. Parceria da UEL com empresa possibilitou desenvolvimento do produto (Foto: Seti)

A tecnologia, que recebeu o nome de FrontierControl, foi desenvolvida em parceria com a empresa Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos, maior produtora de insumos microbiológicos do Brasil. Para o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Simbiose, Arthur Soares, a colaboração com a UEL tem sido muito positiva. “A tecnologia é um complemento no portfólio de controle de doenças”, declara. “Temos interesse em fazer novas parcerias com diferentes segmentos da Universidade.”

O FrontierControl apresentou resultados favoráveis para o manejo da soja contra a mancha-parda e do milho contra a mancha-branca, doenças comuns que podem ocasionar perdas na produtividade das culturas. O bioproduto utiliza em sua composição a bactéria Bacillus velezensis linhagem LABIM40 (CMRP4490), específica do Labim. A inovação já foi depositada no conjunto de microrganismos da Rede Paranaense de Coleções Biológicas (CMRP) e do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação de Coleções Biológicas (Napi TaxOnline).

Divulgação.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.