Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

Ageuni apoiará demandas da sociedade, estimulando o desenvolvimento a partir do conhecimento acadêmico

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL, no Campus Universitário, e deverá estreitar o relacionamento da academia com o setor produtivo e governo, atendendo demandas prioritárias indicadas pela sociedade civil. 

Além de dar o start ao trabalho da Agência, o secretário da SETI, professor Aldo Bona, veio pessoalmente a Londrina assinar o termo de posse dos 17 membros que integram o Comitê Gestor Regional no âmbito da região do Médio Paranapanema. Segundo o secretário, em todo o Paraná deverão funcionar sete agências do gênero, todas com sede em uma das Universidades Estaduais. Ele explicou que a ideia da Ageuni partiu de uma necessidade apontada pelo Poder Executivo, e que consta do Plano de Governo, de utilizar a estrutura das Instituições de Ensino Superior públicas para respostas efetivas às necessidades regionais. 

“A Ageuni deverá ser a porta de entrada para que a sociedade apresente uma demanda em nome do desenvolvimento do Estado”, definiu Aldo Bona. Caberá ao Conselho Gestor ouvir as necessidades apontadas e identificar as expertises existentes na academia para apresentar uma solução efetiva. “Esperamos que a Universidade compreenda o que a sociedade busca. Estamos ordenando oferta e demanda”, resumiu ele. 

“A Ageuni deverá ser a porta de entrada para que a sociedade apresente uma demanda em nome do desenvolvimento do Estado”, definiu o secretário da SETI, Aldo Bona. (Foto: André Ridão/Agência UEL)

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, com a Ageuni a Universidade assume um compromisso coletivo de buscar caminhos para atender as necessidades sociais ao mesmo tempo em que estreita suas relações com os vários segmentos. Ela explicou que os membros que tomaram posse nesta quarta já estão discutindo um cronograma de ações. Para a reitora, a Ageuni colabora para valorizar a Universidade, criando uma relação de pertencimento junto ao cidadão. 

17 membros integram o Comitê Gestor Regional da Ageuni no âmbito da região do Médio Paranapanema. (Foto: André Ridão/Agência UEL)

O Comitê Gestor é formado por representantes da SETI, UEL, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Fecomercio, FACIAP, Fetranspar, OCEPAR, Estação 43, Sebrae e Associação dos Municípios do Paraná (AMP). 

Leia também