Seti e UEL tornam ExpoLondrina vitrine da Ciência e Tecnologia conectada ao agronegócio

Secretário Aldo Bona e reitora Marta Favaro visitaram a vasta produção científica e tecnológica conectada ao agro produzida pela Universidade e exposta na feira.

O secretário estadual de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti), Aldo Bona, juntamente com a reitora da UEL, Marta Favaro, cumpriram agenda nesta quarta-feira (12) na 61ª Exposição Agropecuária e Industrial (ExpoLondrina), que prossegue até o próximo dia 16, no Parque Ney Braga. Os dois visitaram estandes instalados na Via Rural Smart Farm, espaço coordenado pela UEL em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR- Paraná) e com a Sociedade Rural do Paraná (SRP). O objetivo é demonstrar a produção científica e tecnológica conectada ao agronegócio.

Pela manhã, os dois percorreram os estandes e contataram estudantes e pesquisadores que participam do evento, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Aldo Bona e Marta Favaro também se reuniram com representantes do IDR e da Sociedade Rural, representados pelos seus presidentes, Natalino Avance de Souza e Marcelo El Kadre.

No final da manhã, os dois ainda participaram da cerimônia de premiação do 20º Concurso Café Qualidade Paranaense, referente a 2022 e idealizado pelo IDR para difundir a produção cafeeira do estado. Na parte da tarde, representantes da UEL e da Seti participaram da abertura do Silk Talk – proteína da Seda, realizado pela Associação Brasileira da Seda (Abraseda), no Salão Smart Agro, dentro da programação oficial da ExpoLondrina 2023. Na ocasião, a UEL foi representada pelo vice-reitor, Airton Petris.

O vice-reitor acompanhou a primeira dama do Paraná, Luciana Saito Massa, a uma visita à Praça da Inclusão, espaço do Hospital Universitário (HU-UEL), onde conheceu o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL. O interesse da primeira dama é com a experiência da universidade no acompanhamento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Confira as fotos da visita abaixo:

Marta-uel-seti-expo
Marta-uel-seti-expo (2)
Marta-uel-seti-expo (3)
Marta-uel-seti-expo (6)
Airton-uel-expo (2)
Marta-uel-seti-expo (4)
Airton-uel-expo
next arrow

Aldo Bona ressaltou o trabalho desenvolvido pelos estudantes e professores da UEL durante a feira, por meio dos estandes da Via Rural e nas palestras e eventos técnicos. “É por isso que fazemos tanta questão de vir para cá todos os anos”, destacou ele, complementando que é uma forma de ressaltar a produção do sistema de Ciência e Tecnologia que se conecta ao agronegócio.

Para o secretário, a feira oportuniza a interação da universidade com a sociedade. O secretário frisou que o governo do Paraná, por meio da Seti, está implantando Agências de Desenvolvimento Sustentável e de Inovação (Ageuni) em todas as sete universidades estaduais. O objetivo é que essas agências funcionem como portas de entrada das Instituições de Ensino Superior para projetos e demandas da sociedade.

Referência

Para a reitora, Marta Favaro, a participação da UEL na ExpoLondrina fortalece a instituição como referência no desenvolvimento de projetos de ensino. Também aproxima professores e estudantes da sociedade, demonstrando os diversos serviços e programas desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento. “Importante lembrar que cada projeto reflete uma jornada. São anos de dedicação dos professores e de estudantes”, refletiu.

Para o presidente da SRP, Marcelo El Kadre, a participação dos representantes da SETI e da UEL na feira demonstra a importância que o agronegócio dá ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Segundo ele, em 30 anos o Brasil aumentou em 103% a área plantada, expandindo em 400% a produção de grãos. El Kadri avalia que essa evolução está amparada no desenvolvimento tecnológico, o que possibilitou esse aumento produtivo. Ele ressaltou ainda que a participação da Universidade no Smart Agro traz inovações que podem ser introduzidas nas pequenas propriedades, amparando agricultores familiares, agregando valor à produção e evitando o êxodo rural.