UEL apresenta mapeamento de ações para atrair parcerias em governança com universidades

Governança lançou um caderno com informações sobre as instituições de Londrina e o papel delas no ecossistema de inovação e pesquisa e sua interface com o mercado.

Com ampla presença no Ecossistema de Inovação ao lado de dez governanças setoriais, a UEL apresentou, ao lado de outras universidades públicas e particulares de Londrina, o Mapeamento de Inovação das Instituições de Ensino Superior (IES), em evento realizado na sede do Sebrae/PR nesta quinta-feira (3). O objetivo do caderno é apresentar as estruturas, equipamentos e linhas de pesquisa com vistas à concretização de novas parcerias com o setor privado. Ao final do evento, que contou com a presença de representantes de dez IES, foi realizada uma rodada de negócios.

Elaborado ao longo de um ano sob a coordenação do Sebrae de Londrina, o caderno tem quase 60 páginas e reúne informações essenciais para a compreensão do papel de dez instituições presentes na cidade no fomento à pesquisa e inovação, bem como sua capacidade de interação com o mercado. Contando com quase 30 mil alunos em 197 cursos, as universidades possuem cerca de 1,4 mil laboratórios e já atenderam mais de mil empresas por meio de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, com soluções mercadológicas e formação de mão-de-obra qualificada aplicada às necessidades de mercado.

No caso da UEL, o mapeamento destaca o papel da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) na gestão de política de inovação da Universidade. Criada em 2008, a Aintec incorpora estruturas fundamentais para a gestão da inovação na cidade de Londrina, como a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel), Escritório de Propriedade Intelectual (EPI) e Escritório de Transferência Tecnológica (ETT).

Universidades reúnem quase 30 mil alunos em 197 cursos e possuem 1,4 mil laboratórios (Divulgação/Sebrae).

Parcerias

Representaram a UEL no evento, o diretor de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o professor Sérgio Henrique Gerelus; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), o professor Eduardo José de Araújo; e o assessor da Agência de Inovação Tecnológica Marinno Arthur.

Representante da UEL na Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina, Sérgio Gerelus avalia que o evento foi uma importante oportunidade para o debate sobre demandas locais que podem ser atendidas pelas instituições. Ele destaca que o mapeamento explicita um ativo importante da cidade de Londrina – as universidades -, capaz de oferecer subsídio às outras governanças na formalização de parcerias. “Os investimentos da Universidade Estadual de Londrina e do estado do Paraná na região garantem uma estrutura de laboratórios, Ensino, Pesquisa e Extensão, de cursos de graduação e pós-graduação. Todos esses investimentos são somados aos esforços da iniciativa privada e compõem um cenário promissor para Londrina”, avalia.

No mesmo sentido, o gerente do Sebrae/PR Regional Norte, Fabrício Pires Bianchi, destaca que a Governança das IES nasceu com o papel de elevar o potencial de inovação de cada setor, “realizando a integração com as governanças setoriais e colaborando cada vez mais como fator de agregação, melhoria e competitividade para o Ecossistema da região de Londrina”, afirma.

Para a reitora da Anhanguera Unopar e presidente da governança das IES, Flávia Pelissari Pomin Frutos, a apresentação do mapeamento abre as portas de dez instituições de ensino superior para o fomento da inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços. “Entendemos que estamos celebrando a maturidade da nossa governança e do próprio Ecossistema de Inovação de Londrina, que ganha muito com a apresentação desse mapeamento.”

Governanças

Completam a governança das IES a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Pontifícia Universidade Católica (PUC) – campus Londrina, Anhanguera, Unicesumar, Senai, Senac, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Positivo e Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul).

Material reúne informações essenciais para a compreensão do papel de dez instituições de Londrina no fomento à pesquisa e inovação (André Ridão/Agência UEL).

Ao mesmo tempo, as instituições também estão representadas nas outras governanças de Londrina por meio de professores, pesquisadores e diretores de centro. Desde 2021, as 11 governanças setoriais estão sob o guarda-chuva do Instituto Estação 43. Gerenciado por um conselho de administração, o Estação 43 reúne as seguintes governanças: Instituições de Ensino Superior; Tecnologia da Informação (APL de TIC); Saúde (SALUS); Agronegócio (Agro Valley); Turismo; Eletrometalmecânico (Inovemm); Construção Civil (ICON); Químico e Materiais (Integra); Audiovisual (LAVI), Comércio (Comércio InFoco) e Governança Smart Cities