Fundação Araucária apresenta nova identidade visual e mudança de nome

Fundação Araucária apresenta nova identidade visual e mudança de nome

Novo logo tem desenho de um pinhão com cores azul e verde. Órgão também passa a se chamar Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.

A Fundação Araucária está de cara nova. Além do novo logo, a instituição passa a se chamar Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. Criada nos anos 2000, a marca anterior sofreu apenas mudanças sutis ao longo de duas décadas. O novo logo tem o desenho de um pinhão e agrega as cores verde e azul que são as duas principais utilizadas nas artes visuais do Governo do Estado.

“Após mais de 20 anos, o logotipo da Fundação Araucária já não passava mais a ideia de inovação que sempre fez parte da alma da instituição. Havia a necessidade de uma atualização”, comenta o designer gráfico e funcionário da Araucária há 22 anos Marcelo Barão.

O redesign foi um processo longo e amplo e contou com a participação de todos os colaboradores. Inicialmente, eram 10 opções e um colegiado selecionou aquelas que mais seguiam na direção dos conceitos que a diretoria da Fundação Araucária idealizava. No processo final, uma votação interna foi aberta para a escolha entre três conceitos para chegar à escolhida pela maioria dos colaboradores.

“Queríamos algo moderno e que remetesse ao nosso estado. Agora nossa marca tem um símbolo, que é o pinhão semente da araucária, e que também é a árvore símbolo do Paraná e dá nome para a Fundação. Também passamos a ter no nome uma agência, como sempre atuamos”, ressalta o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Em seu novo posicionamento a marca agora exibe apenas “araucária”, o que confere mais objetividade na comunicação e permite um uso mais adequado em suas ações de internacionalização. “A nova marca Araucária traz consigo toda a história das marcas antigas preservadas em detalhes como os ‘dots’ aninhados nas letras “A”, bem como as cores azul e laranja. Por outro lado, a tipologia adotada ajudou a passar mais contemporaneidade à marca o que ajudou na junção da tradição com o moderno”, explica Marcelo Barão.

Materiais gráficos

A nova logo está disponível para download no site da Agência Araucária, em Arquivos/Logomarcas e Material Gráfico. Os departamentos de ensino das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) devem acessar os novos materiais para inclusão nos documentos de parcerias ou trabalhos científicos que citem a Agência de pesquisa do Paraná.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.

Leia também