UEL e Prefeitura oficializam acordo para pesquisa na área de energia e iluminação

Proposta é desenvolver estudos de novas tecnologias, além de testes de equipamentos, transformando o Campus num "laboratório de iluminação pública a céu aberto"

A UEL e a Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da empresa pública Londrina Iluminação, formalizaram nesta sexta-feira (27) um acordo de cooperação para a implantação de um laboratório de iluminação pública “a céu aberto” no Campus Universitário. A proposta é desenvolver estudos de novas tecnologias, além de testes de equipamentos, com apoio de professores e de estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Em contrapartida, a Londrina Iluminação fará a modernização do sistema de iluminação do Campus Universitário, uma área de mais de 235 hectares, com aproximadamente nove quilômetros de vias pavimentadas. O acordo foi assinado pelo prefeito, Marcelo Belinati, e pela reitora, Marta Favaro, durante cerimônia realizada esta manhã, no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB).

O cronograma de modernização deverá atacar a iluminação viária de veículos e de pedestres em todo o perímetro do Campus. São 628 pontos, dos quais 291 com postes considerados escuros. Outros 157 são pontos sem luz e 180 se localizam no Calçadão. A proposta é de que as equipes da Londrina Iluminação consigam fazer a substituição das atuais lâmpadas por outras em LED dentro dos próximos 20 dias.

A reitora Marta Favaro lembrou que o acordo de cooperação foi discutido por cerca de um ano e mereceu a intervenção de vários atores como a Procuradoria Jurídica (PJU), Prefeitura do Campus Universitário (PCU), professores e estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Estas esferas dialogaram durante meses com a Procuradoria do município e equipes da Londrina Iluminação. “Teremos uma grande transformação, essa é a diferença quando se faz um trabalho coletivo”, afirmou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, justificou a parceria como um retorno do município pelo serviço prestado pela Universidade nas várias áreas. Ele lembrou que a Universidade soma quase 25 mil pessoas (estudantes, professores e agentes administrativos) que circulam diariamente nas vias internas do Campus. “Teremos uma Universidade mais segura, com uma estrutura mais moderna”, classificou.

Acordo de Cooperação foi assinado pela manhã pela reitora e pelo prefeito, no Centro de Ciências Biológicas, na presença de várias autoridades municipais (André Ridão/Agência UEL).

O prefeito do Campus Universitário, Luis Cláudio Buzeti, explicou que a modernização da iluminação está incluída nas ações estruturantes e representa uma grande demanda da comunidade universitária. Ele afirmou que, com a substituição das atuais lâmpadas, a prefeitura terá menos manutenção externa, gerando economia e melhor condição para atender outros setores.

Tecnologia

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica, José Fernando Mangili Junior, explicou que a Universidade e a Londrina Iluminação desenvolvem projetos e estudos desde 2018. A partir da formalização deste um acordo de cooperação, a expectativa é realizar testes, medições e homologações de equipamentos, além de pesquisas sobre novas tecnologias envolvendo professores e estudantes de graduação e de pós-graduação. “Estaremos trabalhando dentro de um ambiente controlado, com segurança”, definiu o professor.

A ideia é evoluir o trabalho para o desenvolvimento de novas tecnologias de cidades inteligentes, avançando para sistemas de redes, internet e Inteligência Artificial (IA). O professor destacou ainda que para a UEL a modernização representará eficiência energética, sustentabilidade, economia e segurança.

Já o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, destacou que a parceria com a UEL vem ao encontro dos interesses da empresa que busca soluções tecnológicas para oferecer qualidade de iluminação, sempre atrás de eficiência energética, a chamada “Internet das Coisas” (IoT), do aprimoramento de redes e de serviços de valor agregado. “Perseguimos constantemente o conceito de smart city, tanto de Londrina quanto da própria cidade universitária da UEL”.

Tedeschi acredita ainda que as soluções encontradas poderão ser disponibilizadas para outros municípios. O acordo, diz, reforça o compromisso da Prefeitura e da Londrina Iluminação em manter a iluminação pública do município com a melhor qualidade e eficiência. “A transferência de conhecimento do Departamento de Engenharia Elétrica da UEL também será fundamental neste processo e nesta nova fase que se inicia”, destacou.