Equipe do HU e SMS fica entre o Top Três soluções no Hackathon Health Tech 2025
Equipe do HU e SMS fica entre o Top Três soluções no Hackathon Health Tech 2025
Equipe desenvolveu ferramenta destinada a auxiliar, com informações e atividades lúdicas, no combate à Doença CelíacaA equipe formada por colaboradores do Hospital Universitário da UEL (HU) e da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina (SMS) participou do Hackathon Health Tech 2025, uma ação apoiada pela SALUS, ALIS e SEBRAE. Os desafios desta edição abordaram doenças crônicas.
A equipe LEDER (Lucas, Eder Souza, Dagmar, Eder e Rita), criou o aplicativo Check Glúten, uma ferramenta destinada a auxiliar, com informações e atividades lúdicas, no combate a uma doença que impacta na saúde pública, a Doença Celíaca. O aplicativo está em função de teste, ainda não disponível para a população.
A solução desenvolvida ficou entre as três primeiras colocadas. A grande premiação e revelação da ordem de colocação aconteceu durante o Health Connect Summit 2025, na manhã deste 14 de agosto.
O aplicativo Check Glúten, tem o objetivo de contribuir para a redução do isolamento social, ansiedade e depressão, além de reduzir hospitalizações e melhorar a qualidade de vida do paciente celíaco e sua família.
A Doença Celíaca é uma doença autoimune que acomete 112 milhões de pessoas no mundo e, no Brasil, estima-se que dois milhões tenham a doença, causada pela intolerância ao glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada e centeio.
O Check Glúten pretende promover educação em saúde, por meio do fornecimento de informações seguras e validadas pela Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil e Ministério da Saúde.
O aplicativo prevê módulos para diferentes faixas etárias e usuários. Para os familiares e pacientes adultos, disponibilizará receitas para alimentação sem glúten e, através de geolocalização, possibilitará aos usuários localizarem estabelecimentos que fornecem produtos e alimentos especializados.
Para as crianças, a partir da ludificação em plataforma interativa e acessível, o aplicativo oferecerá desafios e recompensas, enquanto promove a aprendizagem lúdica sobre os alimentos que podem ser ingeridos.
