UEL destaca atuação acadêmica e tecnológica no Festival Internacional de Inovação de Londrina
UEL destaca atuação acadêmica e tecnológica no Festival Internacional de Inovação de Londrina
Para além da contribuição acadêmica, a presença da UEL no Festival representa seu compromisso com o ecossistema de inovação de Londrina.A Universidade Estadual de Londrina participa do Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL 2025), realizado no Parque Ney Braga, nesta quinta (27) e sexta-feira (28). O evento reúne gestores públicos, pesquisadores, empreendedores e representantes do ecossistema de inovação para discutir tendências, políticas públicas e soluções tecnológicas que impulsionam o desenvolvimento regional. Serão dois dias de atividades divididas em quatro arenas temáticas: Estação 43, Sebrae, Conexões e Paraná.
A UEL integra a programação da Arena Sebrae, na sexta (28), às 10h30, com o painel “Ciência em Expansão: A Universidade nas fronteiras da inovação”. Participam do debate Eduardo Araújo, diretor de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), e Tiago Spiri, assessor da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL), e agente regional de inovação da Seti, ao lado de outros profissionais ligados à pesquisa e à inovação.

Na comissão organizadora do FIIL está Cristianne Cordeiro, professora do Departamento de Design da UEL e assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária. Participam ainda do evento o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UEL, Edson Antônio Miura, e o diretor de Planejamento e Integração Acadêmica da Pró-reitora de Planejamento, Sergio Gerelus, como representante da governança de IES.
Para além da contribuição acadêmica, a presença da UEL no FIIL representa também o compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação de Londrina. A Universidade tem atuado em diversas iniciativas estratégicas, como a participação em todas as Governanças de Londrina.
Participação do Estado
O Governo do Paraná tem participação ativa no FIIL 2025 através da Arena Paraná, com apoio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), Turismo (Setu), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. O evento é realizado pela Estação 43, com correalização do Sebrae/PR e Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), e apoio do Governo do Estado.
A programação completa pode ser conferida no site do FIIL 2025.
