PROPLAN conclui UEL em Dados 2021

Documento reúne informações atualizadas sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão deste ano.

Pedro Livoratti

Agência UEL

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UEL está disponibilizando a publicação UEL em Dados 2021, que reúne informações atualizadas sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do último vestibular e ações da graduação, pós-graduação, infraestrutura física e de recursos humanos (pessoal docente e técnico-administrativo), bem como o quantitativo dos serviços e atendimentos prestados à comunidade.

A versão atual está saindo agora, considerando o calendário acadêmico da Universidade, em função da pandemia do coronavírus. O 1º semestre do ano será concluído em dezembro, com retomada das atividades, de forma presencial, a partir de 24 de janeiro, quando terá início o 2º semestre de 2021.

Segundo a Diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), professora Elisa Tanaka, o levantamento não só apresenta informações confiáveis e robustas, mas oferece subsídios para avaliar e planejar a atividade fim da UEL, relacionada ao Ensino Superior.

A divulgação do UEL em Dados teve início em 2008 como objetivo melhorar o processo de disseminação das informações na Universidade, para atendimento das demandas internas e externas, unificando dados relacionados às atividades acadêmicas. Outro objetivo foi quantificar os serviços e atendimentos prestados à comunidade pelas várias instâncias e unidades da UEL.

O trabalho é feito pela equipe da Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional (DAAI), da PROPLAN, em conjunto com a Gráfica da UEL e a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI).

Histórico do UEL em Dados

Resolução aprovada pelo Conselho de Administração (CA), em 2007, determina o levantamento de todas as informações para produção do UEL em Dados anual. A Resolução define procedimentos para a coleta, fluxo e armazenamento das informações institucionais das Unidades Acadêmicas e Administrativas, quer sejam as extraídos dos sistemas informacionais já existentes ou a partir de outros meios.

O objetivo é otimizar a obtenção e a homogeneidade das informações institucionais e evitar duplicidade de solicitações, assim como gerar aumento de produtividade e melhora na qualidade e disseminação da informação. De acordo com esta mesma Resolução, cabe à Coordenadoria de Comunicação Social (COM) o processo de disseminação do material de divulgação institucional.