UEL realiza eleição direta e eletrônica para escolha da nova reitoria, terça-feira (12)

Pela primeira vez o pleito será realizado de forma eletrônica, das 8 às 22 horas, via sistema SAELE.

A comunidade universitária vai às urnas nesta terça-feira (12) para eleger o novo reitor e vice-reitor da UEL (gestão 2022/2026). Pela primeira vez o pleito será realizado de forma eletrônica, das 8 às 22 horas, via sistema SAELE, software público, que deverá facilitar a participação dos membros da comunidade com economia e agilidade, possibilitando a divulgação do resultado de forma célere e confiável. O segundo turno está agendado para 27 de abril.

Conforme a Resolução que estabelece Regimento Eleitoral, aprovado em dezembro passado, a eleição direta para escolha dos novos dirigentes da UEL é a primeira etapa para composição da lista tríplice que será elaborada pelo Conselho Universitário para ser enviada ao Governador, para a nomeação do Reitor e Vice-reitor. Os novos dirigentes tomam posse em 10 de junho próximo.

De acordo com o Regimento Eleitoral, podem participar da votação professores e agentes universitários em pleno exercício das funções ou em licença com vencimentos, além dos estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados. Nesta eleição o Regimento também considerou eleitores, no seu artigo 3º, parágrafo 1º, os docentes e agentes com contrato de trabalho por prazo determinado.

Tutorial auxilia comunidade universitária no uso do sistema SAELE.

Ao todo mais de 21.494 mil eleitores poderão participar do pleito, sendo que a votação não é obrigatória. O colégio eleitoral da UEL é formado por 17.336 estudantes de graduação e de pós-graduação. Ao todo são 1615 professores efetivos e temporários e 2.543 agentes universitários (efetivos e temporários) aptos a votar. A votação será realizada de acordo com o voto paritário proporcional, com o mesmo peso para cada uma das três categorias de eleitores. Segundo o Regimento, o caso do eleitor pertença a mais de uma categoria, ele votará apenas naquela
de maior peso eleitoral.

Para votar os eleitores devem acessar a página do SAELE, selecionar a categoria à qual pertencem e clicar em “votar”. Em seguida, devem fazer login com número de matrícula ou chapa funcional. Uma tela será aberta onde o eleitor poderá conferir os números das chapas. Depois de checar o candidato escolhido e digitar o número correspondente à chapa, o eleitor deve confirmar o voto. Há também a possibilidade de votar em “Branco” ou “Nulo”, digitando as letras “B” ou “N” na tela de votação.

A Comissão Eleitoral e a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) disponibilizaram um tutorial para que a comunidade universitária se familiarize com o sistema de votação online – Acesse AQUI o tutorial. Eleitores que tiverem qualquer dúvida ou dificuldades para participar do pleito podem entrar em contato com a Comissão Eleitoral pelo número (43) 3371-5489. Os membros da Comissão estarão atendendo até às 21h30.

Quatro chapas na disputa

O total de quatro chapas estão inscritas para esta disputa. Chapa 1: professores Gabriel Giannattasio (CCH) e Marcelo Canteri (CCA); Chapa 2: Frederico Garcia Fernandes (CCH) e Patrícia Mendes Pereira (CCA); Chapa 3: Marta Regina Favaro (CECA) e Airton Petris (CCS) e Chapa 4: Nilson Magagnin Filho (CTU) e Laura Brandini (CCH). Os números foram sorteados pela Comissão Eleitoral responsável pela organização, acompanhamento e apuração de todo o processo de escolha direta.

Nas últimas duas semanas, todas as chapas realizaram visitas e participaram de três debates oficiais organizados pela Comissão, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências Humanas (CCH) e Centro de Ciências da Saúde (CCS). Todos os debates foram acompanhados por um bom público, com direito à transmissão via plataforma Youtube. O objetivo foi organizar uma discussão de bom nível, possibilitando a apresentação de propostas de forma igualitária para todas as quatro chapas.

A Comissão Eleitoral também disponibilizou um portal com informações acerca do processo de votação e espaço para que todos os candidatos divulgassem suas mídias com conteúdos para os eleitores. Nesse espaço virtual é possível acessar informações sobre as propostas de cada chapa, que trazem temas relacionados à academia, melhorias no ambiente de trabalho, recomposição de pessoal, relacionamento com o governo e com a sociedade civil entre outros.

O conteúdo das quatro chapas está disponível Aqui.

Resultado – No dia 12, após o encerramento da votação, a Comissão Eleitoral se reunirá na Sala dos Conselhos, no Campus da UEL, com representantes das quatro chapas. O resultado deverá ser tabulado e homologado pela Comissão logo após. A Coordenadoria de Comunicação deverá divulgar o resultado oficial no Portal Perobal ainda na noite desta terça-feira.