Conselho Universitário aprova lista tríplice para nomeação da reitora e vice-reitor eleitos

O documento será encaminhado para o governo para nomeação dos eleitos, conforme previsto na Lei Estadual nº 8345/86.

O Conselho Universitário da UEL aprovou nesta sexta-feira (6) a lista tríplice que será enviada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior para a nomeação da chapa eleita nas eleições para reitor e vice-reitor realizada no último dia 12 de abril. A Lista foi sugerida pela reitora eleita, professora Marta Favaro e pelo vice-reitor Airton Petris. Os nomes que serão encaminhados são dos professores Ana Márcia Tucci de Carvalho (Departamento de Matemática) / Edmarlon Girotto (Departamento de Ciências Farmacêuticas) e Zilda Aparecida Andrade (Departamento de Comunicação) / Alberto Durán Gonzáles (Departamento de Saúde Coletiva).

A lista tríplice dos indicados foi aprovada durante reunião extraordinária do Conselho que contou com a participação de quatro ex-reitores – Jorge Bounassar Filho (1986/1990), João Carlos Thomson (1990/1994), Lygia Pupatto (2002/2006) e Berenice Quinzani Jordão (2014/2018). Também foram convidados para a reunião online os representantes da Associação de Ex-alunos (Alumini), Gilberto Martin e Reginaldo Melhado, além da vereadora Lenir de Assis, representante do Legislativo de Londrina no CU.

Reunião com integrantes do Conselho Universitário e reitoria da UEL.

A Constituição da lista com nomes a ser encaminhada ao governo para nomeação do reitor e do vice-reitor está prevista na Lei Estadual nº 8345/86. Segundo o reitor, Sérgio Carvalho, o convite aos ex-reitores e a representantes da sociedade civil na reunião que oficializa a lista dos indicados teve o objetivo de demonstrar a tradição democrática da UEL, iniciada em 1985.

A primeira consulta pública à comunidade universitária foi uma iniciativa das entidades sindicais e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que inclusive realizaram o pleito. O primeiro reitor eleito de forma direta foi o professor Jorge Bounassar Filho. “Fundamental nesse momento de elaboração da lista, que contemos com o testemunho de todos”, justificou o reitor.

Após a aprovação da lista tríplice, a reitora eleita afirmou que pretende realizar uma gestão democrática, diversa e inclusiva, temas que nortearam a campanha eleitoral. Ela ressaltou que a gestão será marcada pelo trabalho coletivo, considerando todas as lideranças da Universidade. A posse da reitora e do vice-reitor eleitos está marcada para o próximo dia 9 de junho, a partir das 19 horas, no Cine Teatro Ouro Verde. A expectativa é de que o termo de posse seja assinado na presença de várias autoridades.

Nova Gestão

A Chapa 3 (Mais UEL), encabeçada pelos professores Marta Favaro e Airton Petris, foi eleita em 1º turno no último dia 12. Pela primeira vez a votação foi realizada de modo virtual, por meio do Sistema SAELE. A chapa vencedora alcançou 49,32% dos votos de docentes, 52,18% dos votos de agentes universitários, 61,27% dos votos de estudantes. Em números absolutos, foram 5767 votos de um total de 9939 estudantes, professores e agentes universitários que participaram da votação, o que representa 58% dos votos válidos número superior ao registrado no último pleito, em 2018.

A Chapa obteve 34 pontos do índice de votos, superando os 29 pontos do índice alcançado pela somatória das outras 3 chapas.