Proplan divulga novo site com informações sobre o PDI da UEL

Plano está em fase de construção e compreende o período de 2023 a 2027. Página será atualizada com frequência, conforme etapas de elaboração do documento.

A Diretoria de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), elaborou um novo site para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEL (PDI). Em fase de construção, o PDI UEL 2023-2027 obedece a uma metodologia que prevê um processo consultivo, informativo e transparente – aprovada no final do mês de agosto, pelo Conselho de Administração (CA). Por este motivo, a página será periodicamente atualizada, conforme as etapas de elaboração do documento avançarem e se consolidarem.

O PDI tem como objetivo apontar diretrizes estratégicas e orientar o processo de gestão a curto, médio e longo prazos e a relação da Universidade com Londrina e o desenvolvimento regional, assim como com o sistema educacional do Paraná. O plano também prevê a abrangência da UEL com setores como Saúde e Cultura. O último PDI da UEL foi aprovado em junho de 2016 e segue em vigência até setembro de 2023.

Conforme explica a equipe da Diretoria de Avaliação e Informação Institucional, o processo de elaboração do PDI UEL 2023-2027 prevê a documentação e a organização de onze eixos temáticos em quatro macroetapas. Na página já disponibiliza informações consolidadas sobre a primeira macroetapa do PDI, que envolve as atividades preparatórias, com os seguintes documentos: apresentação institucional contextualizada, plano de trabalho e perfil institucional (Eixo temático I).

PDI UEL é organizado em quatro macroetapas. Primeira delas envolve atividades preparatórias (Agência UEL)

A estrutura do site também contempla informações instrutivas sobre o PDI, como documentos em PDF, marcos legais e institucionais, cronograma, consulta à comunidade, repercussões e divulgações, entre outros. Há um espaço também de respostas rápidas para perguntas a respeito do Plano, da elaboração e da execução das propostas. A elaboração do site tem apoio da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI).

Consulta à comunidade

Junto à estrutura hierárquica da UEL, o desenvolvimento do PDI é uma atribuição designada à Diretoria de Avaliação e Informação Institucional, da Proplan. A equipe, porém, ressalta que, por ser um documento de natureza institucional que dialoga com as comunidades interna e externa, a responsabilidade do Plano é compartilhada por todos da comunidade universitária.

Por este motivo, em momentos específicos do processo de elaboração e de aprovação da versão final do Plano, ambas as comunidades serão consultadas para apresentarem suas contribuições para o desenvolvimento da UEL, no período que se inicia em 2023 e se encerra em 2027.