Novos diretores de centro e de órgãos suplementares iniciam gestão nesta segunda (10)

Diretores têm assento nas cadeiras dos conselhos de Administração e Universitário e participam da gestão das unidades acadêmicas.

Os nove novos diretores e vice-diretores dos centros de estudos da UEL iniciam nesta segunda-feira (10) a gestão à frente das instâncias acadêmicas responsáveis pela organização e logística dos cursos de graduação e de pós-graduação. Os diretores compõem a Administração da UEL, com assento nos conselhos de Administração e Universitário (CA e CU), respectivamente, participando das decisões relacionadas às áreas financeira, acadêmicas e do relacionamento com agentes externos. Os dirigentes tomaram posse na última sexta-feira (7) à noite, durante cerimônia no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). Confira as fotos do evento.

A solenidade também oficializou seis novos diretores de órgãos suplementares, que iniciam os mandatos nesta segunda, à frente da Clínica Odontológica Universitária (COU), Hospital Veterinário (HV), Fazenda Escola (Fazesc), Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), Clínica Psicológica e Farmácia Escola.

Durante a cerimônia a reitora da UEL, Marta Favaro, lembrou os 51 anos de reconhecimento da Universidade, que iniciou as atividades a partir da junção de cinco faculdades – Direito; Filosofia, Ciências e Letras; Odontologia; Medicina e Ciências Econômicas e Contábeis. Segundo a reitora, este meio século de atividade fortalece a comunidade universitária e ressalta a característica maior da instituição de resistir às dificuldades. “Precisamos preservar a Universidade como ela é – pública, inclusiva e diversa”, afirmou.

Marta lembrou a atuação de professores, estudantes e agentes universitários durante a pandemia, que obrigou o distanciamento social e consequentemente o cancelamento das aulas presenciais. “Foi preciso rever o fazer para sobreviver. E fizemos isso com muita competência”, definiu a reitora. Dirigindo-se aos novos gestores que assumem os Centros e os órgãos suplementares, Marta disse ainda que será necessário união para encontrar os caminhos e fortalecer a Universidade, que faz a diferença na vida da sociedade a partir da produção da ciência, da técnica e da formação de recursos humanos. “A UEL é o exemplo de ação democrática, colegiada. Temos de respeitar todas as vozes e por isso somos diversos”, concluiu a reitora.

WhatsApp Image 2022-10-10 at 11.10.36 (6)
WhatsApp Image 2022-10-10 at 11.21.29

Fotos: Marco Antonio Corbanez/ HU-UEL

Falando em nome dos novos diretores, a diretora do Centro de Letras e de Ciências Humanas (CCH), Laura Brandini, afirmou que o cenário sócio-cultural do país é conturbado o que exigirá que os gestores tenham zelo pela Universidade, para atender os anseios da comunidade universitária. “Cada curso, cada área do saber é uma estrela e não vamos permitir que nenhum seja apagado”. Para a professora, a Universidade precisa se manter em pé, fortalecida, sendo que os Centros de Estudos são os pilares. “Nossa função será zelar pelas pessoas, ou seja, nenhuma vaga ou curso a menos. Nenhuma oportunidade de sonhar a menos”, ressaltou se referindo à manutenção da estrutura acadêmica existente na UEL, com 52 cursos de graduação presenciais.

Órgãos suplementares

O novo diretor do Hospital Veterinário (HV) da UEL, professor Ulisses de Pádua, fez um pronunciamento representando os diretores dos órgãos suplementares. Em sua fala ele destacou os serviços fundamentais realizados pelas unidades, relacionadas à saúde, cidadania, ciência e ensino. Segundo o novo diretor do HV, os órgãos representam vitrines importantes para a UEL, pela característica de serviço e atuação, e do impacto que conseguem provocar junto à comunidade externa. Ele ressaltou também que o trabalho exigirá vencer desafios, mantendo a resiliência e a sabedoria. “Que possamos nos imunizar do desânimo com fé e força, para continuarmos a sermos os líderes que devemos. Nós vamos passar, mas a Universidade permanecerá”, ressaltou.

Novos diretores e vice-diretores de centro

CCA – Inês Fonseca e Patrícia Mendes (chapa única);

CCB – João Zequi e Alex Gallo (chapa única);

CCS – Andréa Name e Carrie Chueire (chapa 2);

CCE – Alan Salvany Felinto e Silvano Cesar Costa (chapa 1);

Ceca – Edmilson Lenardão e Rosane Lunardelli (chapa 1);

Cefe – Orlando Mendes e Luís Alberto Garcia (chapa única);

Cesa – Miguel Belinati e Carlos Caldarelli (chapa única);

CLCH – Laura Brandini e Renata Schevisbiski (chapa 2);

CTU – Eloisa Ramos e José Fernando Mangili Junior (chapa única).

Novos diretores de órgãos suplementares

Clínica Odontológica Universitária (COU) – Hélion Leão Lino Júnior;

Hospital Veterinário (HV) – Ulisses de Pádua Pereira;

Fazenda Escola (Fazesc) – José Leonardo Bruno;

Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) – Márcia Teshima;

Clínica Psicológica – Renata Grossi;

Farmácia Escola – Marcela Maria Baracat.

Confira a reportagem da TV UEL sobre a posse dos diretores: