Curso de Educação Física completa 50 anos e promove evento comemorativo

Comemorações incluem apresentações da Osuel, companhia de dança e coro da UEL, além de eventos internos para estudantes e docentes.

Primeira graduação criada na UEL após o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Educação Física está completando 50 anos. Em comemoração, será promovido, nesta quinta-feira (27), um evento com atividades artísticas e culturais que abrangem canto, dança e poesia. O evento é aberto ao público e será realizado no Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, n°85, Centro), às 20h. Para participar, é necessário retirar o ingresso neste link, também é solicitada a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado para o Instituto União para a Vitória.

À noite, o público poderá prestigiar as apresentações da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), da Entrepassos Cia de Dança e do Coro da UEL, além de uma declamação de poesia feita pela poetisa Lilian Kleder Sant’Ana Alexandreli. Haverá, ainda, o lançamento de um livro que faz um resgate histórico do curso de Educação Física, de autoria do professor Antonio Geraldo Magalhães, e a apresentação de um vídeo institucional sobre o curso.

Nesta quarta-feira (26), está previsto a realização de um evento interno para todos os estudantes do curso de Educação Física, que contará com a participação do professor Dartagnan Pinto Guedes, do Conselho Regional de Educação Física (Cref-PR).

Histórico do curso

Implementado pela resolução nº 53, de 26 de outubro de 1971, o curso de Educação Física foi criado como um meio facilitar o cumprimento da Lei n° 705/1969, que tornou obrigatória a prática de educação física em todos os níveis e ramos da escolarização, e do Decreto nº 69450/1971, que regulamentou a integração da educação física, desportiva e recreativa como atividade curricular de todos os cursos e graus do sistema de ensino. Segundo o professor Marival Antonio Mazzio, a criação do curso também ajudou a suprir uma necessidade já existente em Londrina. A primeira turma foi formada em 1972.

“A criação de um curso de Educação Física foi importante porque a sociedade precisava de profissionais capacitados para atuar nas escolas e academias. Então, toda uma área que necessitava, como esporte, escola, saúde, associações, clubes e academias, saiu ganhando, porque começou a receber profissionais formados e que realmente atuavam de maneira adequada para beneficiar o público-alvo”, esclarece Mazzio.

Professores Lucília Kunioshi Utiyama, Marival Antonio Mazzio e Ariobaldo Frisselli contam sobre a história do curso e as comemorações organizadas (Agência UEL)

Inicialmente chamado de Educação Física e Técnicas Desportivas, o curso esteve inserido na área da educação durante anos iniciais e foi vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) em 1977. A criação do Centro de Educação Física e Desportos (atual Centro de Educação Física e Esportes, o Cefe) ocorreu apenas em 1986. A UEL foi a primeira instituição paranaense a ter um Centro específico para este curso, possibilitando uma maior “autonomia em relação às contratações e atividades administrativas”, como explica o professor Ariobaldo Frisselli.

Ao longo dos anos, o centro ofertou três cursos que abrangem a área esportiva: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Ciência do Esporte (extinto após ser incorporado ao Bacharelado em Educação Física). Houve, ainda, a criação dos Programas de Pós-Graduação Associado UEL/UEM em Educação Física, sendo o mestrado instituído em 2004 e o doutorado, em 2010. Desde 2017, também é ofertada a Especialização em Educação Física na Educação Básica.

Buscando formar profissionais para atuar em escolas da Educação Básica e de Jovens e Adultos (Licenciatura) e pessoas aptas a trabalhar em locais como academias, hospitais e programas de atividades físicas (Bacharelado), o curso tem 72 professores atualmente, que se dividem em três departamentos: Estudos do Movimento Humano, Ciências do Esporte e Educação Física.

O curso conta, também, com diversos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Com o objetivo de proporcionar uma integração maior com a comunidade interna e externa, as atividades de extensão sempre tiveram um destaque maior. Alguns projetos importantes que estão em andamento atualmente são o “Natação Para Todos”, que atende crianças com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o “Correndo Contra o Câncer”, que promove a prática de atividades físicas para pessoas com câncer e sobreviventes.

Vestibular 2023

A partir do Vestibular 2023, a graduação em Educação Física da UEL ofertará apenas uma opção de ingresso, sendo 90 vagas para o período matutino e outras 90 para o noturno. Dessa forma, todos os estudantes terão a mesma grade curricular nos dois primeiros anos do curso, com disciplinas que atendem ao Bacharelado e à Licenciatura. Ao final do 2° ano, ou 6° período, os estudantes deverão escolher uma das duas habilitações para seguir.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.