Profissionais da Residência Técnica em Gestão Pública começam nesta quinta (3)

Profissionais da Residência Técnica em Gestão Pública começam nesta quinta (3)

Os 23 residentes atuarão em cinco setores da universidade, por um período máximo de dois anos. Programa Restec está em sua 4ª edição.

A UEL recebeu, na manhã desta quinta-feira (3), um grupo de profissionais de diversas áreas que irão atuar como residentes técnicos em, ao menos, cinco setores e órgãos de apoio da instituição por até dois anos. Este grupo foi selecionado na 4ª edição do programa de Residência Técnica em Gestão Pública (Restec), que é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Na ocasião, 14 dos 17 residentes convocados participaram de uma primeira reunião de trabalho, que contou com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, da coordenadora do Restec, Vera Suguihiro, e dos servidores que atuarão como supervisores dos residentes. 

Em seu pronunciamento de boas-vindas, a reitora destacou que a residência técnica representa uma “grande oportunidade de crescimento profissional” e que, na UEL, estes profissionais “terão um papel muito importante ao lado dos demais servidores ajudando a pensar os serviços diários da universidade”. Os residentes recém-convocados irão atuar nos seguintes setores da universidade: Coordenadoria de Comunicação (COM); Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec); Clínica Psicológica da UEL; Procuradoria Jurídica (PJU); e as Pró-Reitorias de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), de Planejamento (Proplan), de Finanças (Proaf) e de Recursos Humanos (ProRH). 

Coordenadora do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública na UEL, a docente Vera Suguihiro deu as boas-vindas ao novos residentes (Agência UEL).

O programa de Residência Técnica em Gestão Pública (Restec) ainda inclui capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD), de modo que os profissionais chegam ao final do curso com os títulos de residente e especialista em Gestão Pública, destaca a coordenadora e docente do Departamento de Serviço Social da UEL, Vera Suguihiro. “A importância está no processo de qualificação continuada em que estes residentes desenvolvem todas as suas habilidades e competências nas suas áreas. Serão 30 horas semanais por 24 meses e os residentes recebem bolsa mensal de R$ 1,9 mil e o auxílio-transporte. Já o curso de especialização conta com carga horária de 480 horas”, explica.

A UEL irá contar com um total de 23 residentes técnicos. Em reunião do Conselho de Administração (CA) na semana passada, foi aprovada a convocação de outros seis candidatos aprovados nesta edição do Restec, mas que terão as bolsas custeadas pela própria instituição. 

Ainda em Londrina, o Departamento Penitenciário (Depen), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho são os órgãos que também poderão contar com o trabalho de profissionais classificados nesta edição do Restec. 

Leia também