1º reitor da UEL, Ascêncio Garcia Lopes receberá título de Doutor Honoris Causa

Médico assumiu a Reitoria entre 1971 e 1974 e participou da implantação de vários cursos de graduação ao longo dos anos.

O primeiro reitor da Universidade, o médico Ascêncio Garcia Lopes, recebe o título de Doutor Honoris Causa da UEL no próximo dia 1º de dezembro, durante cerimônia que será realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), reunindo a comunidade universitária e convidados. A homenagem foi comunicada oficialmente ao ex-reitor nesta manhã (10), durante visita à Universidade, quando ele recebeu cópia da Resolução que aprovou a honraria máxima da Universidade.

A proposta foi encaminhada pelo chefe do Departamento de Comunicação, professor Ayoub Hanna Ayoub, reconhecendo a iniciativa do primeiro reitor, que criou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, em 1973, que acabou implantado no ano seguinte – atualmente, existem os cursos de Jornalismo e Relações Públicas. A homenagem é ainda um reconhecimento ao pioneirismo do doutor Ascêncio, que durante seu mandato de reitor (1971 a 1974), criou 17 cursos de graduação, definiu a área e implantou o Campus Universitário, onde 51 anos depois a Universidade se projeta no Brasil e no exterior.

Segundo a reitora, Marta Favaro, a história de vida do doutor Ascêncio significa o marco inicial da UEL, que delineou novos caminhos de desenvolvimento para Londrina e região. De acordo com o professor Ayoub, o 1º reitor da UEL, do alto de seus 93 anos, representa a história viva da Universidade, motivo pelo qual o reconhecimento se faz justo e oportuno. A oficialização da homenagem foi feita durante rápida reunião no Gabinete da Reitoria com a presença do vice-reitor, Airton Petris; da chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas e da esposa do homenageado, Sueli Garcia Oliveira Lopes. Também participou do encontro o chefe da divisão de Relações Públicas da Coordenadoria de Comunicação Social (COM), Carlos Antônio da Silva Freire.

Ascêncio Garcia Lopes (no centro), em visita ao Gabinete da Reitoria. Primeiro reitor esteve à frente da UEL entre 1971 e 1974 (Agência UEL).

Memória

Em outubro do ano passado, durante as comemorações do aniversário de 50 anos de reconhecimento da Universidade, a Coordenadoria de Comunicação (COM) da UEL editou um Jornal Notícia especial, trazendo uma entrevista com o homenageado. Na matéria, Ascêncio lembrou a trajetória que o levou a ser o 1º reitor, depois de criar o curso de Medicina em Londrina. O ano era 1970 e Londrina abrigava as faculdades de Direito, Odontologia e Filosofia, Ciências e Letras.

Foi nessa época que o então cirurgião gástrico e presidente da Associação Médica de Londrina levou a proposta de instalação de uma Fundação que abrigaria os cursos de graduação da cidade (e, futuramente, uma Universidade) para o então governador do Paraná, Paulo Pimentel. Ascêncio havia negociado o terreno onde hoje é o Campus para a instalação da Fundação.

O governador veio pessoalmente a Londrina trazer o pagamento aos proprietários da área, que moravam em São Paulo. De forma resumida assim surgia a UEL e as irmãs, UEM e UEPG, por meio de decreto assinado pelo governador. Automaticamente, doutor Ascêncio acabou sendo nomeado o primeiro reitor.

O decreto de criação da UEL foi assinado em 28 de janeiro de 1970. O reconhecimento, pelo Ministério da Educação e Cultura, deu-se em 7 de outubro de 1971. Nestes mais de 50 anos, foram formados mais de 80 mil profissionais. O Campus – antiga Fazenda Perobal – tem 47 alqueires e abriga oito dos nove Centros de Ensino, onde se distribuem mais de 300 salas de aula e 800 laboratórios.