UEL entrega título Doutor Honoris Causa ao 1º reitor, Ascencio Garcia Lopes

Homenagem reuniu membros da comunidade universitária e convidados, no Anfiteatro do Cesa, na noite de quinta (1º)

“Essa homenagem é para mim e para todos os meus companheiros que deram o primeiro cimento para começar essa instituição”. É assim que o primeiro reitor da UEL, o médico Ascencio Garcia Lopes, se refere, com modéstia, ao título de Doutor Honoris Causa recebido em cerimônia do Conselho Universitário da UEL. A homenagem reuniu membros da comunidade universitária, familiares e convidados, no anfiteatro do Centro de Estudo Sociais Aplicados (Cesa), na noite da última quinta (1º).

Aprovada por unanimidade no Conselho e publicada na Resolução Nº077/2022, o título é um reconhecimento ao pioneirismo do doutor Ascêncio, que durante seu mandato de reitor, entre os anos de 1971 e 1974, criou 17 cursos de graduação, definiu a área e implantou o Campus Universitário. “A UEL saiu daquele tijolinho inicial e é hoje essa potência”, falou com orgulho o primeiro reitor ao reconhecer que participar dessa fase inicial foi também um grande prêmio em sua vida.

Agradecido com a homenagem, Ascencio Garcia Lopes ainda completou: “O homem não é nada, a instituição é tudo. Que essa instituição se prolongue ad aeternum, com bases sólidas e úteis”.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, a história de vida do doutor Ascêncio, nos seus mais de 90 anos, significa o marco inicial da UEL, que delineou novos caminhos de desenvolvimento para Londrina e região. Por isso, ela afirma que entrega do título é uma honra para a Universidade, que completou em outubro 51 anos de reconhecimento da criação.

“Agora, o compromisso com o trabalho do senhor é manter a potência da UEL, manter o Hospital Universitário funcionando. Nosso desafio coletivo é fortalecer o trabalho iniciado por um grupo visionário. A UEL prevalece, porque tem seres humanos comprometidos e o nome do doutor Ascencio é um marco. Como olhamos a história, sabemos que temos que fazer com potência, como ele”, disse.

A proposta do título foi encaminhada pelo chefe do Departamento de Comunicação, professor Ayoub Hanna Ayoub, reconhecendo a iniciativa do primeiro reitor, que criou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, em 1973, que acabou implantado no ano seguinte – atualmente, existem os cursos de Jornalismo e Relações Públicas.

Ao falar da história e do currículo de Ascencio, o vice-reitor, Airton Petris, que representou o proponente, lembrou que a criação da UEL foi possível pela junção de cinco faculdades, uma delas a Faculdade de Ensino Superior de Londrina (Fesulon), na qual Ascênsio foi diretor. Além disso, relembrou que estudou na UEL, no curso de Farmácia, no período em que o homenageado foi reitor.

Participaram também na cerimônia o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Moacir Sgarioni, representando o prefeito Marcelo Belinati; vereadora Lenir de Assis, representando o presidente da Câmara de Londrina, Jairo Tamura; diretores de centros, pró-reitores e demais conselheiros universitários. Da família, compareceram a esposa do homenageado, Sueli Garcia Oliveira Lopes, os filhos Ascêncio Garcia Lopes Júnior e Isabella, Antonio Carlos e Luiz Henrique Prata Tibery Garcia Lopes Almeida De Oliveira, netos e bisnetos.

Além do título cedido pela UEL, na ocasião, Ascencio Garcia Lopes recebeu uma medalha do Clube de Engenharia de Londrina, em comemoração ao aniversário dos 50 anos do curso de Engenharia Civil da UEL.

Veja as fotos da cerimônia abaixo. Todas as fotos da homenagem podem ser conferidas neste link.

WhatsAppImage2022-12-02at1119093
WhatsAppImage2022-12-02at1119092
WhatsAppImage2022-12-02at1119095
WhatsAppImage2022-12-02at1119091
WhatsAppImage2022-12-02at111909
WhatsAppImage2022-12-02at1119094

Memória

Em outubro de 2021, durante as comemorações do aniversário de 50 anos de reconhecimento da Universidade, a Coordenadoria de Comunicação (COM) da UEL editou um Jornal Notícia especial, trazendo uma entrevista com o homenageado. Na matéria, Ascêncio lembrou a trajetória que o levou a ser o 1º reitor, depois de criar o curso de Medicina em Londrina. O ano era 1970 e Londrina abrigava as faculdades de Direito, Odontologia e Filosofia, Ciências e Letras.

Foi nessa época que o então cirurgião gástrico e presidente da Associação Médica de Londrina levou a proposta de instalação de uma Fundação que abrigaria os cursos de graduação da cidade (e, futuramente, uma Universidade) para o então governador do Paraná, Paulo Pimentel. Ascêncio havia negociado o terreno onde hoje é o Campus para a instalação da Fundação.

O governador veio pessoalmente a Londrina trazer o pagamento aos proprietários da área, que moravam em São Paulo. De forma resumida assim surgia a UEL e as irmãs, UEM e UEPG, por meio de decreto assinado pelo governador. Automaticamente, doutor Ascêncio acabou sendo nomeado o primeiro reitor.

O decreto de criação da UEL foi assinado em 28 de janeiro de 1970. O reconhecimento, pelo Ministério da Educação e Cultura, deu-se em 7 de outubro de 1971. Nestes mais de 50 anos, foram formados mais de 80 mil profissionais. O Campus – antiga Fazenda Perobal – tem 47 alqueires e abriga oito dos nove Centros de Ensino, onde se distribuem mais de 300 salas de aula e 800 laboratórios.