Universidades estaduais recebem R$1 milhão para internacionalização

Iniciativa envolvem recursos da ordem de R$1 milhão para custeio de mobilidade acadêmica e participação de estudantes, professores e pesquisadores.

O Governo do Estado lançou uma chamada pública para fortalecer e ampliar as ações de internacionalização das universidades estaduais do Paraná. A iniciativa envolve recursos da ordem de R$ 1 milhão para o custeio de mobilidade acadêmica e participação de estudantes, professores e pesquisadores em eventos e visitas técnicas no exterior, a fim de contribuir com o processo de internacionalização curricular das instituições. O prazo para o envio de propostas segue até 23 de janeiro e o resultado será divulgado a partir de 13 de fevereiro.

O aporte foi anunciado durante encontro online das equipes de internacionalização das universidades, promovido nesta semana pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O montante será distribuído entre as sete instituições, com base na quantidade de programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), conforme dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, reforça o compromisso governamental para fortalecer a educação paranaense. “É fundamental que as instituições articulem relações de cooperação internacional para verticalizar, cada vez mais, o sistema de ciência e tecnologia, com impacto positivo na qualificação das universidades e dos programas de pós-graduação”, afirma.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), Luiz Márcio Spinosa, a troca de experiências com instituições de outros países favorece a pesquisa científica. “A internacionalização ocupa um espaço muito importante na produção científica e tecnológica, e ultrapassa as fronteiras do conhecimento, validando as iniciativas de intercâmbio”, destaca.

Áreas

As propostas devem estar alinhadas aos ecossistemas de inovação e áreas prioritárias definidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT Paraná): agricultura e agronegócio; biotecnologia e saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; e educação, sociedade e economia; considerando, ainda, aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à transformação digital.

A chamada pública também contempla os eixos temáticos de inovação e competitividade nas áreas relativas aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), que vêm sendo organizados pela Fundação Araucária.

Idiomas

Somente em 2022, mais de mil alunos das sete universidades estaduais participaram do Paraná Fala Idiomas (PFI), programa que oferta cursos de capacitação e qualificação em inglês e francês para estudantes, professores e pesquisadores interessados em mobilidade internacional. No próximo ano será incluído o curso de espanhol.

Evento

A Semana de Internacionalização do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná reúne os representantes dos escritórios de internacionalização das universidades, para discutir o processo de modernização, inovação e inserção acadêmica internacional. O intuito é fortalecer e ampliar a integração institucional para inserir estudantes e professores pesquisadores na comunidade científica global.

Na abertura do encontro, a professora Kyria Rebeca Finardi, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrou palestra sobre as oportunidades e os desafios da internacionalização do ensino superior no Brasil. Já o encerramento, previsto para esta quinta-feira (08), às 17h30, contará com apresentação de representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo: Gerry Kaufman, chefe da Seção Cultural; e Marcos Hirata, assessor de Cultura e Educação.

(Com informações da Seti)