UEL, IDR-Paraná e SRP definem organização da Via Rural na ExpoLondrina

Via Rural apresenta novidades e inovações a produtores rurais do Paraná. Exposição neste ano será entre 6 e 16 de abril.

Em reunião com a Sociedade Rural do Paraná (SRP) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR- Paraná), a reitora da UEL, Marta Favaro, e representantes da Universidade definiram, nesta quinta-feira (26), encaminhamentos para a organização da Via Rural Smart Farm, realizada durante ExpoLondrina, que este ano será entre os dias 6 a 16 de abril.

Com unidades de diversos projetos da UEL e do IDR, a Via Rural apresenta novidades e inovações aos produtores rurais do Paraná. Todos os anos, a Universidade participa do evento e aproxima a pesquisa de ponta e a extensão universitária dos produtores, a partir do protagonismo de estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas, Geografia, Jornalismo e Relações Públicas.

Para a reitora da UEL, a grande abrangência da ExpoLondrina contribui para que as atividades da instituição fiquem em evidência no espaço da Via Rural e estejam à disposição da sociedade. “Nesse contato direto com a comunidade mostramos o que de melhor a Universidade oferece em pesquisa, extensão, serviço e inovação nas diversas áreas do agro”, afirmou Marta.

Como sequência das definições, nos próximos dias, os grupos da UEL envolvidos no evento devem visitar os espaços da Via Rural para iniciar a preparação das unidades expositoras.

Parceria

A Via Rural Smart Farm é uma iniciativa do IDR, em parceria com a UEL, Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Sociedade Rural do Paraná (SRP). Neste ano, a Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti) também é parceira do evento e apoiará estudantes bolsistas.

Reunião foi realizada na sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP) (Foto: Beatriz Botelho)

Como lembrou Cristovon Videira Ripoldo, gerente da região Norte do Estado, do IDR-Paraná, houve mudança de gestão das três instituições desde a última edição da Via Rural, por isso a conversa deste dia foi importante para alinhamento. “É comum que queremos formalizar essa parceria e dar destaque para o trabalho conjunto que fazemos no Estado”.

Marcelo Janene El-Kadre, presidente da SRP, destacou a importância de a Via Rural ser um evento permanente, ao longo de todo o ano, e para isso ser necessário contar com bolsistas da UEL para desempenharem as atividades.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, e a diretora da Proex Ana Luísa Boavista; o vice-presidente da SRP, David Dequech Neto, e os diretores Luiz Roberto Ferrari, Nivaldo Benvenho e Renan Salvador; além da extensionista do IDR Roberta Garbelini.

Lançamento da ExpoLondrina

Também na manhã desta quinta (26), a reitora da UEL, Marta Favaro, e a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, participaram do evento de lançamento da ExpoLondrina 2023. A edição será nos dias 6 a 16 de abril, com programação diversa no Parque de Exposições Ney Braga.

Marta Favaro, Marcelo Janene El-Kadre e Zilda Andrade (Foto: Beatriz Botelho)