Reitora cumpre agenda em Brasília e amplia diálogo com parlamentares e órgãos do Governo Federal
Reitora cumpre agenda em Brasília e amplia diálogo com parlamentares e órgãos do Governo Federal
Comitiva da UEL buscou alinhamento para captação de recursos federais para projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.Uma comitiva da UEL cumpriu agenda em Brasília nesta semana com o objetivo de estreitar relações com deputados federais, senadores e membros de ministérios. Os encontros buscaram ampliar as possibilidades de alinhamento em políticas públicas estratégicas e na captação de recursos federais para projetos institucionais de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A agenda estava articulada, também, com as ações desenvolvidas pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e pela Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Os representantes da Universidade participaram, também, de audiências com quatro ministros de Estado e estiveram presentes à reunião administrativa da Abruem. A UEL esteve representada pela reitora, Marta Favaro, pelo pró-reitor de Planejamento (Proplan), Sérgio Carvalho, e pelo diretor de Planejamento e Integração Acadêmica (Proplan), Sérgio Henrique Gerelus.
A equipe da UEL levou para os encontros documentos elaborados pela Proplan com informações detalhadas da Universidade e possiblidades de ações articuladas. Segundo a reitora, a viagem possibilitou a abertura de diálogo com lideranças federais, abrindo um canal efetivo entre a Universidade, parlamentares e órgãos do Governo Federal.
“O movimento que estamos fazendo é no sentido de ampliar as possibilidades de articulação com os governos Estadual e Federal e que possamos intensificar ações conjuntas fortalecendo a produção de conhecimento e a formação de profissionais”, definiu Marta. Segundo ela, a ideia é que a UEL possa ser beneficiada com emendas de deputados e senadores, com mais participação em programas do Governo Federal, e com recursos específicos para projetos que possam ser contemplados pelos ministérios e demais órgãos da União.
Encontros
Integrando a comitiva da Abruem, a reitora ainda cumpriu extensa agenda que incluiu reuniões de trabalho com os deputados federais Enio Verri e Tadeu Veneri, ambos do PT, na terça-feira (7). No mesmo dia, manteve encontros com os parlamentares paranaenses Rodrigo Estacho (PSD), Aliel Machado (PV), Beto Preto e Luiza Canziani (ambos do PSD). Ainda na terça, a comitiva de reitores participou de encontro com a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O objetivo foi apresentar demandas comuns das universidades públicas estaduais, como a assistência estudantil e o relançamento de editais que foram descontinuados nos últimos anos.
Na quarta-feira (8), os gestores da UEL estiveram presentes em uma audiência com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, juntamente com a equipe diretiva do MEC: a chefe da Assessoria do Gabinete, Janaína Farias; o assessor Evânio Araújo e a secretária executiva, Izolda Cela. Também estiveram presentes na audiência a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Helena Sampaio, e o gerente de Projetos da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Felipe de Oliveira.
C&T
Outro encontro importante foi realizado no mesmo dia, com a ministra da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), Luciana Santos, na Sala dos Conselhos, na Esplanada dos Ministérios. A ministra acolheu as demandas das universidades apresentadas por meio da Carta de Maceió e destacou o lançamento de editais específicos para as mulheres, assim como a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT como ações importantes do MCTI no começo do ano.
As audiências foram agendadas pela Abruem para estreitar laços e realizar ações de cooperação mútua. A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais tem representação em 22 estados, por meio de 47 universidades associadas. A entidade busca aprofundar as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, com foco no Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.
A comitiva da UEL ainda fez contatos com as assessorias dos ministérios dos Direitos Humanos, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Saúde, Esportes, Cultura e Trabalho e Emprego.