Reitora cumpre agenda em Brasília e amplia diálogo com parlamentares e órgãos do Governo Federal

Comitiva da UEL buscou alinhamento para captação de recursos federais para projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Uma comitiva da UEL cumpriu agenda em Brasília nesta semana com o objetivo de estreitar relações com deputados federais, senadores e membros de ministérios. Os encontros buscaram ampliar as possibilidades de alinhamento em políticas públicas estratégicas e na captação de recursos federais para projetos institucionais de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A agenda estava articulada, também, com as ações desenvolvidas pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e pela Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Os representantes da Universidade participaram, também, de audiências com quatro ministros de Estado e estiveram presentes à reunião administrativa da Abruem. A UEL esteve representada pela reitora, Marta Favaro, pelo pró-reitor de Planejamento (Proplan), Sérgio Carvalho, e pelo diretor de Planejamento e Integração Acadêmica (Proplan), Sérgio Henrique Gerelus.

A equipe da UEL levou para os encontros documentos elaborados pela Proplan com informações detalhadas da Universidade e possiblidades de ações articuladas. Segundo a reitora, a viagem possibilitou a abertura de diálogo com lideranças federais, abrindo um canal efetivo entre a Universidade, parlamentares e órgãos do Governo Federal.

“O movimento que estamos fazendo é no sentido de ampliar as possibilidades de articulação com os governos Estadual e Federal e que possamos intensificar ações conjuntas fortalecendo a produção de conhecimento e a formação de profissionais”, definiu Marta. Segundo ela, a ideia é que a UEL possa ser beneficiada com emendas de deputados e senadores, com mais participação em programas do Governo Federal, e com recursos específicos para projetos que possam ser contemplados pelos ministérios e demais órgãos da União.

Encontros

Reunião com parlamentar Beto Preto (PSD) tratou de demandas comuns das universidades estaduais (Foto: Julio César Prado/Apiesp)

Integrando a comitiva da Abruem, a reitora ainda cumpriu extensa agenda que incluiu reuniões de trabalho com os deputados federais Enio Verri e Tadeu Veneri, ambos do PT, na terça-feira (7). No mesmo dia, manteve encontros com os parlamentares paranaenses Rodrigo Estacho (PSD), Aliel Machado (PV), Beto Preto e Luiza Canziani (ambos do PSD). Ainda na terça, a comitiva de reitores participou de encontro com a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O objetivo foi apresentar demandas comuns das universidades públicas estaduais, como a assistência estudantil e o relançamento de editais que foram descontinuados nos últimos anos.

Na quarta-feira (8), os gestores da UEL estiveram presentes em uma audiência com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, juntamente com a equipe diretiva do MEC: a chefe da Assessoria do Gabinete, Janaína Farias; o assessor Evânio Araújo e a secretária executiva, Izolda Cela. Também estiveram presentes na audiência a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Helena Sampaio, e o gerente de Projetos da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Felipe de Oliveira.

C&T

Outro encontro importante foi realizado no mesmo dia, com a ministra da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), Luciana Santos, na Sala dos Conselhos, na Esplanada dos Ministérios. A ministra acolheu as demandas das universidades apresentadas por meio da Carta de Maceió e destacou o lançamento de editais específicos para as mulheres, assim como a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT como ações importantes do MCTI no começo do ano.

Encontro da Abruem com ministro da Educação, Camilo Santana. Associação tem representação em 22 estados, por meio de 47 universidades (Foto: Luis Fortes/MEC)

As audiências foram agendadas pela Abruem para estreitar laços e realizar ações de cooperação mútua. A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais tem representação em 22 estados, por meio de 47 universidades associadas. A entidade busca aprofundar as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, com foco no Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

A comitiva da UEL ainda fez contatos com as assessorias dos ministérios dos Direitos Humanos, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Saúde, Esportes, Cultura e Trabalho e Emprego.