UEL reforça ações estratégicas de combate ao racismo com campanha institucional

A campanha “UEL na luta contra o racismo” tem como objetivo promover ações permanentes de enfrentamento e combate à discriminação racial em toda a instituição.

A Universidade Estadual de Londrina lançou oficialmente nesta terça-feira (21) a campanha “UEL na luta contra o racismo”, que tem como objetivo promover ações estratégicas e permanentes de enfrentamento e combate à discriminação racial em toda a instituição. A campanha foi lançada no anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) reunindo estudantes, professores, servidores, representantes de entidades e convidados e contou com a assinatura de uma carta de intenções, mesa-redonda, apresentação cultural e plantio de mudas de árvores em frente à sede do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB).

A data escolhida para o lançamento (21/3) faz referência ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas. Segundo o reitor em exercício da UEL, professor Airton José Petris, esse momento reitera o compromisso da Universidade no combate ao racismo. “Estamos fortalecendo um movimento que começou há muitos anos. A UEL é pioneira no Brasil na implantação da política de cotas. Essa é a Universidade que queremos com mais inclusão, mais ações afirmativas e ainda mais diversa”, disse.

Como explica a coordenadora geral do evento, Marleide Perrude, coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB), a campanha consiste em uma agenda de ações permanentes.

A Campanha “UEL na Luta Contra o Racismo” está amparada em quatro eixos: reconhecimento da existência do racismo no cotidiano; visibilidade para ações de enfrentamento e superação do racismo; formação de uma comunidade antirracista; e denúncia de atitudes racistas. Toda as atividades serão pensadas e desenvolvidas em conjunto com a comunidade universitária, movimento negro e demais segmentos da sociedade que atuam na luta antirracista e/ou que são vulnerabilizados.

Com pré-lançamento em outubro do ano passado, a campanha ganhou movimentações em todos os setores da Universidade. As ações tiveram início em julho de 2022 ampliando o debate sobre o tema e implementando uma cultura antirracista dentro da instituição. Iniciativa que já rendeu frutos como a parceria estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Recursos Humanos, para promover cursos de combate ao racismo direcionados aos servidores.

Compromisso

Durante o evento, foi assinada a carta “Pacto UEL na luta contra o racismo”. O documento foi lido em conjunto pela professora Ângela Maria de Souza Lima, diretora do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), e pelas estudantes da pós-graduação Gilza Kaingang e Beatriz Batista.

Posteriormente, a carta foi assinada pelas autoridades que compuseram a mesa de abertura: Airton José Petris, vice-reitor da UEL; Marleide Perrude, coordenadora do NEAB; Eloá Kastelic, coordenadora da Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia); Laura Brandini, diretora do CLCH; Maria de Fátima Beraldo, representante do Movimento Negro de Londrina; Sidnei Santos, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sidney Santos Silva; representante do Movimento Indígena, Cacique Reginaldo Aparecido Alves; promotora de Justiça do Município de Londrina, Suzana Lacerda; e Janaine Ventura, assessora da Procuradoria Geral da Prefeitura de Londrina. Na sequência, os demais presentes também puderam assinar o documento.

WhatsApp Image 2023-03-22 at 14.59.34 (2)
WhatsApp Image 2023-03-22 at 14.59.34 (7)
WhatsApp Image 2023-03-22 at 14.59.34
WhatsApp Image 2023-03-22 at 14.59.34 (4)
WhatsApp Image 2023-03-22 at 14.59.34 (5)
WhatsApp Image 2023-03-22 at 14.59.34 (1)
WhatsApp Image 2023-03-22 at 14.59.34 (3)

Mesa

Para discutir aspectos jurídicos da luta antirracismo, foi realizada a mesa-redonda “Cenários políticos e jurídicos para a luta contra o racismo no Brasil”, composta pela procuradora Dora Lúcia de Lima Bertulio, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo professor Reginaldo Aparecido Alves (Reginaldo Nimboadju), Cacique da Terra Indígena de Pinhalzinho, localizada em Tomazina (PR).

Dora Bertulio parabenizou a UEL pela iniciativa em realizar uma campanha antirracismo e abranger todos os espaços na Universidade. No período da tarde, a professora da UFPR falou para diversos representantes de unidades da UEL, em reunião na Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Confira mais informações sobre o lançamento da campanha “UEL na luta contra o racismo” na reportagem da TV UEL.