“Abril UEL Indígena” oferece programação com documentário e exposições

Programação, que inicia nesta quarta (5), faz parte da campanha "UEL na Luta Contra o Racismo", recentemente lançada pela Universidade.

No mês de celebração do Dia dos Povos Indígenas, a Comissão Universidade Para os Indígenas (Cuia) promove o “Abril UEL Indígena”, que conta com uma série de atividades voltadas à divulgação e ampliação do conhecimento acerca das culturas indígenas. A programação começa nesta quarta-feira (5) e é aberta ao público. Para receber o certificado de participação, é necessário realizar a inscrição até dia 11, na página de Eventos do site da UEL.

Em sua segunda edição, o “UEL Abril Indígena” contará com mostra de documentário, exposição artística, roda de conversa e várias outras atividades distribuídas durante todo o mês de abril e início de maio. O evento é uma das ações promovidas pela campanha “UEL na Luta Contra o Racismo”, que tem como um dos objetivos combater o racismo contra povos indígenas. “Vimos a oportunidade de evidenciar que existe racismo contra os povos indígenas e umas das maneiras de enfrentar é informar as pessoas sobre as culturas, seus valores e cosmovisões”, explica a professora Eloá Soares Dutra Kastelic, coordenadora da Cuia.

Segundo a coordenadora, o evento é, também, de grande importância para gerar uma visibilidade afirmativa da presença indígena na graduação e pós-graduação da UEL, bem como a presença e resistência histórica dos povos Kaingang e Guarani na região de Londrina. “Essa visibilidade, pronunciada pelas vozes dos próprios indígenas, provoca-nos o enfrentamento e a superação do racismo estrutural e cotidiano que ainda se manifesta no dia-a-dia das salas de aula, dos Centros de Estudos e nas relações sociais na Universidade”, complementa.

Programação

O evento tem início nesta quarta-feira (5), com a mostra do documentário “Este é o nosso Tekoha: Memória e resistência Ñande Kera no Oeste do Paraná”, às 8h30, na Sala de Eventos (683) do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca).

Nos dias 11 e 25 de abril, será realizada uma roda de conversa sobre o livro indígena “Metade cara, metade máscara”, de Eliane Potiguara. A atividade será na Sala 483 do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), às 16h30.

No dia 16 de abril, a Vila Cultural Canto do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) recebe exposições, mostras de arte indígena, apresentações culturais e outras atividades artísticas, das 15h às 21h30.

Em 18 de abril, o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UEL fará o lançamento das autobiografias dos estudantes indígenas que ingressam na Universidade neste ano letivo. O evento será às 19h, na Sala de Eventos (683) do Ceca.

Fechando a programação, no dia 4 de maio, será feito o lançamento do documentário “Terra sem Males”, na Sala de Eventos (683) do Ceca, às 19h.

Mais informações sobre a programação e convidados podem ser obtidas neste link.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.