Comissão da UENP visita Sistema de Arquivos da UEL

Objetivo foi conhecer as ações desenvolvidas para a elaboração do Manual de Gestão de Documentos das Atividades-Fim da UEL, que deve ser publicado até abril de 2024.

O Sistema de Arquivos da UEL (Sauel) recebeu, na última semana, uma visita técnica da equipe da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O principal objetivo da visita foi conhecer as ações desenvolvidas para a elaboração do Manual de Gestão de Documentos das Atividades-Fim da UEL. A publicação do Manual, de acordo com o Sauel, é uma obrigatoriedade às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), conforme Decreto Estadual n° 10763/2022.

O setor colocou-se à disposição para colaborar com a CPAD no desenvolvimento do Manual de Gestão Documental da UENP, uma vez que o prazo final para publicação deste manual é em abril de 2024. Participaram da visita técnica o coordenador do CPAD, professor Luís Ernesto Barnabé, e os membros Alessandra Cristina Furlan, André Luis da Silva Cazula, Carla Dias, Janete Leiko Tanno e Regina Célia Barreto.

O Manual de Gestão de Documentos das Atividades-Fim da UEL está aguardando a aprovação final para que seja publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná. O documento contempla importantes instrumentos arquivísticos, como o Plano de Classificação Documental e a Tabela de Temporalidade de Documentos, que irão otimizar a produção, preservação e eliminação documental na Universidade.