Cepe aprova suspensão do calendário de graduação da UEL

Cepe aprova suspensão do calendário de graduação da UEL

Atividades acadêmicas dos cursos de graduação estão suspensas com algumas excepcionalidades. Resolução será publicada na segunda-feira (22).

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL aprovou na tarde desta sexta-feira (19) a suspensão do calendário acadêmico de graduação, a partir de pedido feito pelo Sindicato dos Docentes da UEL (Sindiprol/Aduel), categoria em greve desde 8 de maio. Com a decisão, as atividades acadêmicas dos cursos de graduação ficam suspensas até nova deliberação do Conselho, com excepcionalidades envolvendo estudantes dos últimos anos e aqueles que participam de atividades ligadas a serviços. Já os calendários da pós-graduação stricto (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização e residência) foram mantidos após votação.

Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) foi realizada nesta sexta-feira (19) na Sala dos Conselhos (Foto: André Ridão/Agência UEL).

A reitora da UEL, Marta Favaro, explica que a decisão pelas excepcionalidades tem o objetivo de garantir a continuidade da formação dos estudantes concluintes, cuja colação de grau ocorre em agosto. A avaliação considerou possíveis consequências e impactos aos estudantes, a fim de diminuir os prejuízos no percurso acadêmico.

Dentre as atividades que serão mantidas estão as de mobilidade estudantil nacional e internacional e os serviços prestados pelos estudantes de Direito no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ). “Temos os nossos estudantes implicados diretamente no acompanhamento de processos. É importante lembrar à comunidade que o nosso EAAJ funciona como uma Defensoria Pública. As áreas de atuação da Defensoria Pública aqui em Londrina são algumas e nós fazemos áreas que a Defensoria não faz. Então, a comunidade só tem a possibilidade de acesso a este acompanhamento jurídico via EAAJ. Portanto, a suspensão comprometeria quem precisa do serviço”, explica a reitora.

No mesmo sentido, após demanda de alunos de Medicina apresentada à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o Cepe deliberou pela manutenção das atividades do internato (5ª ano), além de ações desenvolvidas por estudantes do 3º ano na rede pública de saúde.

A pró-reitora de graduação da UEL, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, destaca que a suspensão do calendário possibilita a segurança necessária para que estudantes não tenham prejuízos nos estudos, garantindo as condições adequadas para a formação e a qualidade de ensino.

A resolução, com todas as informações sobre a suspensão do calendário acadêmico de graduação, será publicada na próxima segunda-feira (22).

Leia também