Itaipu Binacional sinaliza apoio para projetos das universidades paranaenses
Itaipu Binacional sinaliza apoio para projetos das universidades paranaenses
Encontro inédito visou a construção coletiva de um programa extensionista para as universidades, com apoio logístico e financeiro da usina.Juntamente com os reitores das universidades estaduais do Paraná, que compõem a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), a reitora da UEL, Marta Favaro, esteve na sede do Centro Executivo da Itaipu Binacional para uma reunião com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. O encontro inédito teve como objetivo a construção coletiva de um programa de extensão que tenha o protagonismo das universidades e o apoio logístico e financeiro da hidrelétrica.
A iniciativa pretende criar um programa de extensão universitária em projetos voltados à sustentabilidade territorial, considerando os 399 municípios do Paraná. Com apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), deve contribuir com pesquisas nas instituições que incentivam projetos de sustentabilidade desenvolvidos por estudantes de todo o Estado. O convênio quer construir uma rede de ações de extensão em temas como os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, para que eles busquem soluções aos desafios socioambientais.
Enio Verri destacou como a Itaipu Binacional acredita no potencial das universidades estaduais para criar um futuro mais sustentável e socialmente justo. “Nós temos uma responsabilidade ambiental muito importante e um compromisso de ajudar no desenvolvimento social do nosso Estado. Penso que abrir espaço para ouvir as universidades estaduais e trabalhar com elas é fundamental para chegar até a população. Por isso, vamos financiar um grande programa de extensão em parceria com as universidades”, afirma Verri.
Para Marta Favaro, esse apoio de Itaipu vem ao encontro das demandas da sociedade paranaense e potencializa as ações extensionistas das Universidades, que terão a extensão como parte da grade curricular de todos os cursos de graduação. “O financiamento é de grande importância para as instituições, por fortalecer a pesquisa, a extensão, e, consequentemente, o ensino”, defende. A reitora da UEL ainda completa que há um esforço da instituição na busca por parceiros para financiar projetos estratégicos nas mais diferentes áreas.
O presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, enfatizou a relevância do encontro histórico e destacou que “parcerias como esta são fundamentais para implantar políticas públicas em todo o território paranaense”. “É uma iniciativa estratégica da Itaipu, uma vez que todas as universidades estaduais têm uma grande capilaridade no estado do Paraná”, avaliou Sanches Neto.
Também estiveram presentes na reunião a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; a reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino; e o reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp), Fábio Antônio Néia Martini.
Com informações da Apiesp e da Itaipu Binacional.