UEL participa de encontro regional da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa

Sétimo encontro da Caravana Paraná Unido reuniu prefeitos, autoridades estaduais e professores, para construir um arranjo de governança local.

A reitora da Universidade Estadual de Londrina, Marta Favaro, juntamente com diversas autoridades do Estado, participou da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, promovida pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O encontro foi na cidade de Arapongas, na última sexta-feira (14), com uma plateia majoritariamente feminina reunida no Cine Teatro Mauá.

Encabeçado pela secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o sétimo encontro da Caravana, de um total de dez previsto pelo Estado, tem como objetivo sensibilizar as prefeituras quanto à importância de aprofundar suas políticas públicas em defesa da mulher, criando os Conselhos e os Fundos Municipais da Mulher, garantindo assim os recursos necessários à proteção, defesa e garantia dos direitos. “Essa Caravana é para mobilizar, para construir um arranjo de governança local, com Conselhos, Coordenadorias, e Secretarias em cada município do Estado”.

Durante o evento, a reitora da UEL destacou o papel do serviço, dos projetos de extensão e das ações que a Universidade já faz em Londrina e região pelas mulheres, pelos idosos e na busca de igualdade racial. Lembrou ainda do lançamento do Núcleo de Atendimento de Violência Doméstica na Delegacia da Mulher (Nuavidem), que ocorreu na última sexta. O núcleo atuará junto a Delegacia da Mulher de Londrina, prestando apoio jurídico e psicológico às vítimas que procuram o atendimento. “O princípio da Universidade é atender de diferentes formas às mulheres e a sociedade do Paraná”, disse.

Encontro reuniu autoridades estaduais, prefeitos e educadores, no Cine Teatro Mauá, em Arapongas (Beatriz Botelho/Agência UEL).

O evento contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, presidente interino da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar); do prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi); dos deputados estaduais Pedro Paulo Bazana e Cloara Pinheiro, atual procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep); de prefeitos, vereadores e secretários municipais da região de Arapongas; de lideranças femininas e indígenas e de professoras e servidoras municipais.