NEAB lembra Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Objetivo do evento é proporcionar reflexão sobre a trajetória das mulheres que contribuem para o enfrentamento ao racismo.

Estudantes, professoras e servidoras da UEL participam, nesta terça-feira (25), de uma homenagem ao Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha que será realizada na sede do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), a partir das 16h, no Campus Universitário. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a trajetória das mulheres que contribuem para o enfrentamento ao racismo, a partir da consciência e da resistência.

Divulgação.

A comemoração inclui um café colaborativo reunindo mulheres de todos os centros de estudos e de demais unidades da UEL, além de apresentações artísticas e homenagens. A programação vai até às 18h.

Comemorada no dia 25 de julho, a data remonta ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O encontro, além de propor a união entre mulheres, também denunciou o racismo e o machismo enfrentados por mulheres negras, em todos os continentes. Essa reunião conseguiu que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.