Ouvidoria lança novo portal como foco na legislação e no atendimento à comunidade

Projeto UEL Ouvidoria Ativa apresenta série de vídeos informativos sobre e temas como Mediação e Sindicância à comunidade universitária.

As comunidades interna e externa ganharam oficialmente, nesta quinta-feira (24), um novo layout para acessar o portal da Ouvidoria da UEL, iniciativa que tem o objetivo de facilitar a interação e dar maior agilidade aos encaminhamentos. Foi lançada nesta manhã o projeto UEL Ouvidoria Ativa, que apresenta, além de novo visual do portal, uma série de vídeos informativos sobre procedimentos e temas, como Mediação e Conciliação, Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O projeto foi lançado durante cerimônia, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), e contou com a participação de convidados e autoridades, como a reitora, Marta Favaro, o vice-reitor, Airton Petris, a procuradora jurídica da UEL, Tânia Lobo Muniz, além de diretores de órgãos e de unidades da Universidade.

O ouvidor geral, Antonio Amaral, apresentou o novo portal, construído por meio de parceria entre a Ouvidoria e o Núcleo de Integridade e Compliance (NIC) da UEL. O conteúdo está disponível em uma playlist chamada “UEL Ouvidoria Ativa”, no canal da Universidade no YouTube e na nova página da Ouvidoria.

As produções trazem servidores ligados à Procuradoria Jurídica (PJU), Ouvidoria Geral e Reitoria que abordam temas e informações sobre o uso do sistema de recebimento de manifestações – o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO) -, que pertence à Controladoria-Geral do Estado (CGE) e é usado por todos os órgãos e empresas públicas ligadas ao Executivo estadual. A iniciativa é um passo no sentido de aproximar estudantes, servidores, docentes e comunidade externa dos mecanismos de enfrentamento à violência envolvendo a comunidade universitária.

A reitora Marta Favaro destacou que o projeto lançado esta manhã é inovador porque apresenta uma solução fundamental para a comunidade, que pode contar com uma mediação ou serviço competentes. Ela destacou que o trabalho da Ouvidoria representa um instrumento de gestão e que, ao ouvir e dar andamento à uma demanda apresentada, a Administração tem a oportunidade de rever ações e procedimentos, retornando um serviço mais adequado.