Universidade tem 11 cursos com cinco estrelas no Guia da Faculdade 2023

É o melhor desempenho da Universidade desde o início da publicação do Guia, editado pelo Estadão. Outros 36 obtiveram resultado quatro estrelas.

Onze cursos da UEL obtiveram cinco estrelas, nível máximo, no Guia da Faculdade 2023, divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo nesta segunda-feira (23). Segundo a publicação, outros 36 cursos ficaram com quatro estrelas, a segunda melhor colocação. O desempenho representa um salto em comparação às edições anteriores: em 2021, seis cursos receberam cinco estrelas; já em 2022, foram quatro cursos com o nível máximo de estrelas no guia.

O Guia da Faculdade existe desde 2018 e é uma iniciativa do Estadão, em parceria com a startup Quero Educação. O Guia desenvolve anualmente uma avaliação de cursos de Ensino Superior no Brasil, seguindo uma metodologia definida pela startup. Esta metodologia leva em conta a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura de cada curso cadastrado.

Receberam cinco estrelas no guia os seguintes cursos da UEL: Agronomia, Biblioteconomia, Ciências Biológicas – Licenciatura, Design de Moda, Enfermagem, Filosofia, Geografia – Licenciatura, Geografia – Bacharelado, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. O curso de Medicina, aliás, foi um dos nove cursos de graduação públicos mais bem avaliados do Brasil. A graduação, ainda, é a única do estado a receber o conceito máximo.

Para obter as cinco estrelas (excelente), considerando todos os critérios de avaliação, o curso deve ter uma nota entre 4,5 e 5. Já para atingir quatro estrelas (muito bom), o resultado deve estar entre 3,5 e 4,5.

O Guia é um importante parâmetro para as instituições se situarem quanto à qualidade do ensino em sua região, estado e país. A diretora de avaliação e informação institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Valdete de Oliveira Mrtvi, lembra que, até 2020, a UEL tinha alguns cursos com conceito de três estrelas. “Já nos últimos anos, nossos cursos atingiram (apenas) os conceitos quatro e cinco”, disse ela. Isso demonstra o aprimoramento da Universidade nos três critérios observados pelo Guia. Nesta edição, nenhum curso entre os 47 avaliados obteve três estrelas.

Guia da Faculdade

O Guia analisa cursos presenciais e à distância de todo o país. Podem participar todas as instituições de ensino, públicas ou privadas, cadastradas no Ministério da Educação (MEC). Para um curso ser analisado, ele deve ter ao menos uma turma formada. Por esta razão, os cursos de Biotecnologia e Nutrição da UEL não foram cadastrados. Um dado interessante revelado pelo Guia da Faculdade é o destaque das instituições públicas com as melhores avaliações. Elas reúnem 86% dos cursos cinco estrelas avaliados pelo Guia.

Confira o resultado completo do Guia da Faculdade

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.