Mostra Interativa é ‘carro-chefe’ do Paraná Faz Ciência, que começa nesta segunda (6)

Abertura do evento será a partir das 19h, no Cine Teatro Ouro Verde, e deve reunir autoridades estaduais.

Mais de 30 mil pessoas estão sendo aguardadas no Campus da UEL para a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023, que será realizada entre esta segunda (6) e sexta-feira (10). Uma grande estrutura está preparada para receber toda a comunidade externa que deseja ver de perto as inovações produzidas pelo sistema de ciência e tecnologia do Paraná. A abertura do evento será nesta segunda às 19h, no Cine Teatro Ouro Verde, e deve reunir autoridades estaduais e da Universidade.

“Nós estamos esperando que toda a população de Londrina e região venha para conhecer os projetos da UEL e das demais universidades estaduais, federais do Paraná e institutos de pesquisa participantes da Semana”, convida o professor Eduardo Araújo, diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), que está na coordenação geral do evento, junto da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade.

Professor Eduardo Araújo. Semana deve reunir 150 projetos para exposição de instituições participantes, além de 250 da UEL (Fotos: Rádio UEL)

Dos 2 mil projetos em atividade na UEL, 250 estarão à mostra, mais 150 projetos das demais instituições participantes. O “megaevento” é organizado em seis eixos temáticos: Eixo 1, Ensino Superior do Futuro; Eixo 2, Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; Eixo 3, Visitas Técnicas; Eixo 4, Oficinas; Eixo 5, Mostra de Cultura e Arte; e Eixo 6, os Eventos Acadêmicos. “É um evento gigantesco em que várias atividades estarão acontecendo ao mesmo tempo, mas o ‘carro-chefe’ é a Mostra Interativa. É a chance que todos nós estamos tendo, sociedade de conhecer nossos projetos e universidades de mostrar os projetos para a sociedade”, enfatiza Eduardo.

O caminhão itinerante da Expedição do Conhecimento, uma parceria da Itaipu Binacional com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI Brasil), é uma das atrações da Mostra Interativa, informa o professor Eduardo. O veículo, de quase 15 metros de extensão, estará montado no CCB e abriga diversas atividades lúdicas e interativas de educação ambiental. Na parte interna, informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia. Em um dos pontos do circuito, o visitante aprende como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade. A atração traz ainda um planetário móvel que proporciona experiência interativa de imersão em que o público pode viajar pelo universo, além de um telescópio solar que possibilita a experiência inusitada de observação do Sol.

O Orquidário da UEL (CCA) também abrirá as portas ao público. A visita pode ser uma experiência enriquecedora para os apreciadores da planta e interessados em paisagismo. Criado há 23 anos, o Orquidário é referência na área de pesquisa. Possui cerca de 200 espécies e conta com aproximadamente 100 tipos de orquídeas híbridas, que são feitas por meio de cruzamentos após pesquisas. A unidade soma, ao todo, cerca de 40 mil plantas.

Evento deve reunir cerca de 30 mil pessoas para conhecer os projetos de ciência, tecnologia e inovação produzidos pelo sistema de ensino estadual.

Outro local contemplado na Mostra Interativa é o Museu de Zoologia da UEL (CCB). Criado em 1980, abriga uma coleção que inclui animais taxidermizados. O acervo conta com 37 mil peças empalhadas, além de esqueletos. Integram o arquivo diferentes grupos de invertebrados, como borboletas e insetos, e de vertebrados, como peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. O Museu, inclusive, passou por reforma recentemente. Ganhou nova pintura, janela panorâmica, luzes de LED e reparos nas prateleiras, o que contribui para uma melhor experiência dos visitantes.

O horário de visitação para o público em geral é das 8h às 18h, sem interrupção, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, dentro da Mostra Interativa. O Paraná Faz Ciência 2023 é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária, a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a Universidade Estadual de Londrina. Ao todo, são 15 instituições parceiras, de universidades estaduais e institutos federais a órgãos de pesquisa e de instituições do Administrativo municipal.