Páginas das pró-reitorias marcam modernização dos sites da UEL

Foram lançadas nesta segunda (13) as novas páginas das seis pró-reitorias da UEL, feitas em parceria entre a COM e a ATI.

A Universidade Estadual de Londrina apresentou, na manhã desta segunda-feira (13), uma nova etapa do processo de modernização dos seus sites, incluindo as novas páginas das suas pró-reitorias. As ações foram implementadas pela Coordenadoria de Comunicação Social (COM), em parceria com a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), e foram detalhadas em uma solenidade na Sala dos Conselhos, contando com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, pró-reitores, servidores das pró-reitorias e chefes de divisões.

Os principais objetivos foram aprimorar o serviço de hospedagem e gestão dos conteúdos, ofertando um layout institucional padronizado. Ao mesmo tempo, aprimorando o relacionamento entre a instituição e os “nativos digitais”, população que compõe a ampla maioria dos cerca de 13 mil estudantes de graduação da UEL atualmente. O termo se refere à geração atual, que já nasceu conectada com as tecnologias digitais.

A modernização das páginas da UEL é um amplo processo, cujo início se deu há cerca de três anos, com a criação deste portal de notícias O Perobal. O processo avançou em 2021, com a criação das páginas dos nove centros de estudo e, agora, as páginas das seis pro-reitorias: Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Planejamento (Proplan), Recursos Humanos (ProRH) e Administração e Finanças (Proaf).

Coordenadora de Comunicação Social, Beatriz Botelho, apresenta os novos sites das pró-reitorias, durante cerimônia (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Os resultados do trabalho conjunto foram apresentados pela coordenadora de Comunicação Social, Beatriz Silvério Botelho, e pelo assessor de Tecnologia da Informação da ATI, Wellington Aparecido Cardador.

A coordenadora de Comunicação Social, Beatriz Botelho, destacou que este trabalho movimentou servidores de ambos, COM e ATI, destacando os esforços dos profissionais da Divisão de Relações Públicas da COM, a assessora Isadora Munhoz e o estagiário Pedro Ferro. “É uma realização muito grande podermos ver essa etapa concluída. Isso reflete um trabalho coletivo entre setores da UEL. Na época em que as páginas foram criadas, elas atendiam às necessidades daquele momento, quando o número de pessoas usando celular era muito menor. Então, ainda faltava essa modernização e este resultado é muito importante”, comemorou.

Assessor de Tecnologia da Informação, Wellington Cardador (à frente, de azul). Novas plataformas são mais intuitivas para o usuário.

De acordo com o assessor de Tecnologia da Informação da UEL, Wellington Cardador, as novas páginas das pró-reitorias estão hospedadas na plataforma Wordpress, amplamente usada por empresas, criadores de conteúdo, portais e blogs. Além de trazer ferramentas intuitivas de inserção e edição de textos, o uso da plataforma traz vantagens para a própria ATI. “A UEL será encontrada com mais facilidade na internet e nas plataformas de buscas, vai melhorar a hospedagem dos dados e a interação com as redes sociais. São diversas vantagens para os visitantes, para os servidores das pró-reitorias e para a própria ATI, pela facilidade e segurança”, destacou.

Em seu pronunciamento, a reitora, Marta Favaro, parabenizou às equipes da COM e ATI, destacando que a Universidade Estadual de Londrina irá se comunicar ainda melhor com a sociedade. A modernização dos sites da UEL irá passar novas etapas em 2024, envolvendo as páginas dos órgãos de apoio, programas de pós-graduação, cursos de especialização lato sensu e até os cursos de graduação.