Morre ex-vice-reitora da UEL Nitis Jacon, aos 88 anos

Atriz, diretora, médica e professora, iniciou a carreira na UEL em 1971 e marcou gerações de artistas no Paraná.

A ex-vice-reitora da Universidade Estadual de Londrina Nitis Jacon de Araújo Moreira faleceu na tarde desta terça-feira (19), aos 88 anos, na cidade de Arapongas. Atriz, diretora, médica, escritora e professora, a “mulher de todas as artes” iniciou sua carreira no grupo de teatro Gruta, em Arapongas, e Projeto Experimental de Teatro Universitário (Proteu), da UEL, criado por Nitis em 1978 e um dos responsáveis pelo impulsionamento do teatro e das artes em Londrina entre as décadas de 70 e 90.

Natural de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, Nitis Jacon era considerada uma das maiores personalidades da cultura paranaense. Foi vice-reitora da UEL entre 1994 e 1998, durante o mandato do reitor Jackson Proença Testa; chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL; e presidente de honra do Festival Internacional de Londrina (Filo), do qual foi diretora e criadora.

Nitis iniciou sua carreira como servidora na UEL em 1971, na chefia do Setor de Cultura, a convite do reitor Ascêncio Garcia Lopes. Três anos antes, no entanto, a artista já participava de movimentos culturais e já havia produzido o Festival Universitário de Teatro da cidade, enquanto estudava Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – curso que concluiu posteriormente na UEL. A médica psiquiátrica também colaborou para a criação do curso de Artes Cênicas da UEL.

Médica psiquiátrica, Nitis Jacon também teve grande participação na vida cultural paranaense, por décadas (Fotos: Arquivo UEL).

Em 2002, Nitis Jacon foi convidada pelo governador do estado, Roberto Requião, para assumir a administração do Teatro Guaíra, em Curitiba, onde permaneceu por três anos. Ela teve uma profícua carreira como médica psiquiátrica e atuou, também, como diretora clínica do Hospital Psiquiátrico de Rolândia. Aposentou-se na UEL em 2003.

Ato executivo assinado nesta quarta (20) pela reitora da UEL, Marta Favaro, declarou luto pela morte de Nitis Jacon. O velório está previsto para ocorrer a partir das 10h, em Arapongas, no Cemitério Jardim das Acácias. O enterro deve ocorrer também em Arapongas, nesta quinta (21). Ela será enterrada ao lado do marido, Abelardo de Araújo Moreira, também médico e ex-prefeito de Arapongas.

Nota da Reitoria

A UEL e a Cultura de Londrina estão em luto!

É com grande pesar que recebemos a informação do falecimento da nossa querida Nitis Jacon, aos 88 anos. Pioneira das artes de Londrina e do Paraná, mentora dos maiores festivais de teatro da região, em especial o FILO. Nitis Jacon também foi vice-reitora da UEL, no período de 1994 a 1998.

Sua dedicação à Universidade, à Arte e à Cultura arregimentou gerações de artistas. Um trabalho que culminou na criação do curso Artes Cênicas da UEL, sendo uma referência para jovens apaixonados pelas artes.

Neste dia de imensa perda, deixo minha mensagem de agradecimento ao mesmo tempo que estendo meu pesar aos familiares e amigos. Fica a saudade e a herança de todo o seu legado, de Arte e de Cultura.

Marta Favaro – Reitora da Universidade Estadual de Londrina

Matéria atualizada às 15h03.