UEL conquista prêmio pelo trabalho de excelência em transparência na gestão pública
UEL conquista prêmio pelo trabalho de excelência em transparência na gestão pública
Universidade foi reconhecida pela Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE/PR) na premiação Agentes Destaque 2023.A UEL foi reconhecida pela Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE/PR) na premiação Agentes Destaque 2023. O professor Décio Sabbatini Barbosa, docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (CCS), é Agente de Transparência da Universidade e foi premiado na categoria Transparência e Controle Social. Na gestão anterior, Barbosa também ocupou o cargo de vice-reitor.
Segundo o professor Décio, o prêmio é resultado de um trabalho conjunto de vários atores da Universidade na construção do Portal de Transparência da UEL, instrumento que assegura ao cidadão o direito de acompanhar e fiscalizar os gastos públicos e o cumprimento dos objetivos e metas da instituição. O Portal possibilita o acesso a licitações, contratos, dados acadêmicos, recursos humanos, patrimônio, legislação e outros elementos que mostram como e onde o dinheiro público é utilizado.
A premiação foi anunciada durante o Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizado em novembro, em Curitiba, e o prêmio foi entregue no dia 14 deste mês, considerando o Dezembro Transparente que integra o Calendário Oficial de Eventos do Paraná.
Além do professor Décio, também receberam o prêmio na categoria Transparência e Controle Social, Gabriele dos Santos, da CGE; e Louisie de Pascoal, da Celepar. Nas demais áreas, que abrangem Controle Interno, Ouvidoria, Integridade e Compliance, Controladoria Geral do Estado e Coordenador Destaque, um total de 16 servidores foram premiados.
Dezembro Transparente
O mês de dezembro faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Paraná. Criado pela Lei Estadual 20.663/21, o Dezembro Transparente prevê ações que contribuam para a construção de uma cultura de transparência e de prevenção e combate à corrupção.
O Paraná, inclusive, tem se destacado no cenário nacional no âmbito da transparência em gestão pública. O Governo do Estado conquistou, novamente, em 2023, o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), patamar máximo da avaliação.
Este foi o segundo levantamento do programa e o Paraná alcançou o índice de 98,31%. Para conquistar o Selo Diamante, é necessário que o índice seja superior a 95%. Para se ter uma ideia, a média dos poderes executivos estaduais é de 77,31%. O ranking pode ser conferido no Radar da Transparência Pública.
Entre os estados da Região Sul, o Paraná se apresenta com o maior índice, seguido de Rio Grande do Sul (87,35%, Selo Ouro) e Santa Catarina (80,38%, Selo Prata). No ranking geral dos Poderes Executivos Estaduais, está em quarto lugar, atrás apenas de Rondônia (99,29%), Goiás (99,10%) e Minas Gerais (98,51%). Na avaliação do ano passado, apenas Paraná e Mato Grosso do Sul conquistaram o Selo Diamante. Neste ano, outros estados entraram no índice.
As ações da UEL estão em sintonia com o resultado obtido pelo Estado e têm contribuído para o desempenho de excelência do Poder Executivo.
Confira um balanço das ações da Universidade na entrevista da Rádio UEL FM com o professor Décio Sabbatini Barbosa. Também participam a professora Mirelle Neme Buzalaf, Agente de Compliance, e a professora Lisiane Freitas, chefe de gabinete da Reitoria e encarregada de Proteção de Dados Pessoais da UEL.