Reitoria reforça orientações de boas práticas de convívio na comunidade universitária

Série de palestras visa orientar os graduandos sobre atitudes individuais e coletivas que não serão toleradas em eventos de recepção e festas universitárias.

A administração da Universidade Estadual de Londrina esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (26), com estudantes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) em mais uma edição da série de palestras que tem como objetivo aperfeiçoar a cultura de paz e respeito dentro e fora do Campus Universitário. O evento contou com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, de docentes do Cesa que atuam na Procuradoria Jurídica Universitária (PJU) e do Núcleo de Integridade e Compliance (NIC).

A série de palestras teve início em fevereiro no Centro de Ciências da Saúde (CCS) com alunos do curso de Medicina. Em seguida, no início de abril, estudantes do 1º e 2º anos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) – Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia – foram o público-alvo da iniciativa, que visa reforçar os valores considerados fundamentais pela administração, como o respeito e a urbanidade. Nesta sexta, os participantes eram alunos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Econômicas.

Reuniocompliance6
Reuniocompliance5
Reuniocompliance7
Reuniocompliance1
Reuniocompliance3
next arrow

“Acreditamos que quando conseguimos nos formar bem como seres humanos, é quase que inevitável que sejamos bons profissionais, porque conseguimos desenvolver a empatia, o respeito e a urbanidade. E, quando somos assim, afetamos os outros ao nosso lado. Por isso esse momento para nós é muito importante, mais do que isso, vocês irão recepcionar os novos estudantes e podem mostrar uma universidade que seja agradável e respeitosa”.

Marta Favaro, reitora da UEL.

Professora do Departamento de Direito Público (Cesa) da UEL e coordenadora do Núcleo de Integridade e Compliance, Mirelle Neme Buzalaf abriu o evento. Também conversaram com os estudantes a agente de Conciliação e Mediação da UEL, Silvia Regina Tacla, e o assessor jurídico da PJU Renê Chiquetti Rodrigues.

Aluna do 1º ano do curso de Direito, Maria Fernanda Gouveia aprovou a temática do evento uma vez que situações de violência e assédio sexual, considera, podem até desencadear a desistência de estudantes dos cursos de graduação, além de traumas e quadros de depressão, avalia. “Em relação aos conflitos, é preciso, sim, tentar dar o máximo de informações aos alunos. Eu vejo que os alunos ainda não sabem das oportunidades que a UEL oferece e até sobre como devem proceder”, lamenta a estudante.