Cerimônia marca início oficial do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Graduação contribuirá para ambiente de transformação digital e do ecossistema de Informação da região. Evento reuniu autoridades locais.

Estudantes, familiares, professores e representantes do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina (TIC) participaram, na noite desta segunda-feira (17), de uma cerimônia que marcou oficialmente o início do mais novo curso da UEL, Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A primeira turma da 53ª graduação presencial começa com 50 alunos selecionados no último Vestibular, realizado em outubro e novembro do ano passado, com a meta de fortalecer o segmento tecnológico local, a partir de mão de obra qualificada. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro da Anatomia, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), com a participação de representantes da Administração da UEL e demais autoridades municipais e estaduais. A atividade integra a Semana de Recepção (SER UEL) 2024 da instituição.

O curso foi autorizado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, em setembro do ano passado. Para que a nova turma iniciasse as atividades no ano letivo 2024, foi necessário reabrir as inscrições do Vestibular. A graduação teve intensa procura e foi uma das cinco mais concorridas do último Vestibular, o que comprovou o interesse dos estudantes pela área tecnológica e da comunicação.

O novo curso partiu de uma proposta do Departamento de Computação (CCE) da UEL, com apoio de vários segmentos da sociedade de Londrina como o Ecossistema Estação 43, representação local da Associação Brasileira de Tecnologia e Inovação e Arranjo Produtivo Local Tecnológico (APL TIC). Na esfera política a criação do curso encontrou amparo junto ao município, via Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Câmara Municipal de Vereadores e também da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Recepção reuniu a reitora da Universidade, Marta Favaro, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica, além de representantes do setor de tecnologia (Fotos: Agência UEL).

A nova graduação contribuirá para melhorar o ambiente de transformação digital e do Ecossistema de Inovação de Londrina, já que a UEL é uma das poucas instituições públicas a oferecer esse conteúdo. Dados da APL TIC de Londrina apontam que 10% da riqueza gerada pelo município advém da atividade tecnológica. O Arranjo Produtivo local da área reúne hoje cerca de 10 Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas a UEL, e cerca de 40 empresas.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o curso começa suas atividades amparado por uma rede de fortalecimento que colaborou intensamente para que a primeira turma iniciasse as aulas esta semana. “Entendo que foi um desejo coletivo. Uma Universidade se torna potente exatamente quando atende uma comunidade e pode formar bem o seu estudante”, afirmou ela. A reitora lembrou que o curso será oferecido no período noturno e que poucas instituições atualmente disponibilizam a oportunidade de estudantes se qualificarem na área de Ciência de Dados e IA.

Reitora lembrou que o curso será oferecido no período noturno e que poucas instituições disponibilizam a formação em Ciência de Dados e IA atualmente.

De acordo com o coordenador da nova graduação, professor Daniel Kaster, do Departamento de Ciência da Computação, a criação do curso exigiu esforço concentrado de professores do departamento e das várias instâncias acadêmicas da UEL, que conseguiram tramitar o processo em tempo recorde. Posteriormente a esta etapa, foi feito um trabalho político, via Reitoria, para ganhar a adesão dos vários setores da sociedade. “Dessa forma, entendemos que o novo curso é uma vitória para a Universidade e para toda a sociedade”, definiu.

Atuação

O profissional de Ciência de Dados e IA tem formação ampla na área tecnológica com capacidade para extrair informação de grande volume de dados, por meio de técnicas avançadas de computação para coleta, integração, preparação e análise. Cabe ao profissional, ainda, realizar a concepção e modelagem de soluções, descoberta de conhecimento e aprendizado automatizado na resolução de problemas e desenvolvimento de aplicações para as mais diversas áreas.

Participaram da cerimônia que oficializou o início das atividades a vereadora Sônia Gimenez; o ex-professor do Departamento de Ciência do Esporte da UEL Luis Claudio Stanganelli, representando a  deputada estadual Cloara Pinheiro; o vice-reitor, Airton Petris; a pró-reitora de Graduação (Prograd), Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho; e da chefe de Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas. Da área de TIC, estiveram presentes o representante da Associação Brasileira de Tecnologia e Inovação, Roberto Nishimura; do Ecossistema Estação 43, Lúcio Kamishi; e do APL TIC de Londrina, Ana Paula Murakawa.

Evento de lançamento do curso reuniu estudantes, professores e membros da Administração. Ação integra a Semana de Recepção da UEL.