Ingressantes reconhecem Campus da UEL durante Semana de Recepção

Ingressantes reconhecem Campus da UEL durante Semana de Recepção

Neste ano, a UEL dá as boas-vindas aos 2,8 mil novos alunos, que participaram de atividades solidárias e de acolhimento nos dias de recepção.

Desde o início da manhã de segunda-feira (17), o Campus Universitário da UEL vem registrando a movimentação de novos grupos de estudantes, envolvidos com as atividades da Semana de Recepção dos Ingressantes (SER UEL) 2024. Neste ano, a UEL dá as boas-vindas a 2,8 mil alunos nos 53 cursos de graduação, oriundos de Londrina e municípios do Paraná, São Paulo e outros estados.

A Agência UEL destaca algumas destas ações em alguns centros de estudos, voltadas ao acolhimento dos ingressantes e à campanha “Antesdetudo#EuRespeito”.


Cesa 

Para marcar o início da jornada acadêmica no curso de Direito, os novos alunos percorreram uma trilha com 10 pontos de parada, onde foram provocados a refletir sobre questões pertinentes à disciplina de Direito Ambiental e Urbanístico. De acordo com a professora Ana Cláudia Duarte Pinheiro, responsável pela disciplina, os graduandos foram guiados pelo Mapa do Ingressante, que apresenta os pontos importantes da UEL:

Divulgação.

Ainda dentro das propostas para a recepção dos alunos de Direito, destaca, um desafio à moda antiga foi feito à nova geração. “A ideia das cruzadinhas – Palavras Cruzadas – foi dos estudantes e quem elaborou foi a Juliana Yukari”, conta. A atividade foi realizada nos três turnos e contou com a presença de representantes do Centro Acadêmico de Direito da UEL (CASM). 

Divulgação.

“Destaco ainda a arrecadação de alimentos como atividade de Boas Práticas do Curso em prol da Casa de Apoio Amigos do HU e a apresentação do curso, com egressos e docentes contando sobre sua trajetória acadêmica na UEL e um pouco da vida profissional”, acrescenta a professora. 


Ceca

As atividades de recepção dos ingressantes do curso de Design de Moda, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), contaram com a realização de uma oficina de Desenho da Figura Humana, sob a coordenação de Ana Clara Koga e Heloisa Pádua.  

Ainda no Ceca, os 20 ingressantes do curso de Licenciatura em Música integraram uma roda de conversa com os professores e estudantes, na qual puderam falar sobre suas experiências e conhecer o projeto pedagógico. Já durante a tarde desta quarta-feira, o bate-papo deu lugar às “conversas musicais” em uma tradicional jam session, ou seja, um encontro livre onde os integrantes executam composições sem qualquer tipo de ensaio. 

Em clima de festa, os ingressantes do curso de Artes Cênicas realizaram parte das atividades de recepção ao ar livre, como a tradicional dança das cadeiras, que envolveu veteranos e novatos.


CCA/CCB

Com o objetivo de evitar acidentes envolvendo macacos no Campus Universitário, os ingressantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), foram convidados, na segunda, para a palestra “Como Conviver com os Macacos no Campus”, ministrada pela professora Ana Paula Magnoni, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal (Leca). ligado ao Departamento de Biologia Animal e Vegetal do Centro de Ciências Biológicas (CCB). 

Contando com a presença de diversas espécies de animais silvestres, dentre elas, os macacos-pregos, a UEL adota estratégias de preservação da fauna e da flora locais que passam pela orientação e capacitação dos estudantes. No caso dos macacos-pregos, as orientações envolvem não alimentar, encarar e sorrir ou, ainda, tirar fotos, evitando sempre a aproximação para fazer brincadeiras. 

Ainda no início da Semana de Recepção, os ingressantes do curso de Ciências Biológicas participaram de um almoço com os veteranos e visitaram o Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas (Leacen).


CTU

A programação de palestras e rodas de conversas com profissionais formados pela Universidade Estadual de Londrina também foi intensa no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Ingressantes do curso de Engenharia Civil puderam conhecer a história e estrutura curricular do curso, bem como os integrantes e demandas do centro acadêmico e da empresa júnior do curso, a TCP Engenharia. Para tornar ainda melhor a primeira semana do calendário letivo, os ingressantes foram presenteados com o mais característico equipamentos dos engenheiros em visitas às obras, o capacete.

Do mesmo centro de estudos, os ingressantes de Arquitetura e Urbanismo retornaram ao Colégio de Aplicação Pedagógica (CPV) da UEL para uma ação especial. Com tintas, pincéis e rolos de pintura, os novos alunos colaboram para deixar a escola ainda mais bonita, retocando pontos e criando novas possibilidades para o divertimento dos mais de 200 estudantes.


CLCH

No Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), na terça (18), os ingressantes puderam acompanhar uma atividade da Comissão de Prevenção à Violência Sexual, de Gênero e Étnico-Racial, no Anfiteatro Maior do CLCH, além de uma fala da reitora da UEL. Na quarta (19), foi realizada, também, uma mesa-redonda com o tema “Vivência e Acolhimento na UEL (Sebec, NAC, Ouvidoria, ARI, Neab e Cuia).


Cefe

Já no Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) foi a vez de os ingressantes participarem de uma Gincana Esportiva, como atividade de recepção aos novos estudantes de Educação Física. Participaram indicados do Sebec, Neab, Cuia e a professora Maria Cristina Cavalera, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).


CCE

Os estudantes ingressantes do Centro de Ciências Exatas (CCE) acompanharam, entre outras atividades de recepção, a aula magna “Borboletas, Coalas e a Imprevisibilidade do Amanhã”, realizada no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB) pelo diretor de Programas, Projetos e Ações Extensionistas (Proex), Paulo Liboni Filho, também docente do curso de Matemática da UEL.

Aula magna com professor Paulo Liboni, que reuniu alunos das Exatas e de outras áreas


CCS

Foi realizada, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), uma Blitze Educativa, como parte integrante de projeto de Extensão da Fisioterapia. A atividade reuniu estudantes ingressantes de todos os seis cursos de Graduação do centro: Farmácia, Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, além de professores e veteranos.

Os estudantes e a comunidade do CCS/Hospital Universitário (HU) também puderam participar de uma atividade de recepção no Anfiteatro do CCS, que reuniu a reitoria da UEL e demais membros da administração.


Prêmio Boas Práticas 2024

O Prêmio Boas Práticas 2024, que reconhece boas iniciativas de recepção aos ingressantes que valorizem o “trote solidário”, recebe até 19 de julho inscrições de candidatos e cursos de toda a universidade para indicar suas ações de recepção para concorrer ao prêmio simbólico.

As iniciativas vencedoras serão divulgadas no site da Prograd. Os envolvidos também vão receber, como forma de reconhecimento da Administração da UEL, um certificado de participação durante cerimônia.

*Matéria atualizada às 13h39 no dia 21 de junho.

Leia também