Inscrições para o Programa de Residência Técnica do Paraná encerram nesta terça-feira

Inscrições para o Programa de Residência Técnica do Paraná encerram nesta terça-feira

O projeto é voltado a recém-formados para atuação por 30 horas semanais em órgãos públicos por 24 meses.

Encerra nesta terça-feira (3) as inscrições para a Especialização em Gestão Pública vinculada ao Programa de Residência Técnica do Paraná (Restec). O programa é voltado a recém-formados em diferentes áreas para atuação em órgãos públicos por 24 meses. Nesta edição, 493 vagas estão sendo ofertadas, sendo dez na Universidade Estadual de Londrina, nas áreas de Administração (1), Direito (5), Relações Públicas (2) e Ciências Contábeis (2). As provas estão marcadas para 9 de fevereiro de 2025 e as inscrições podem ser realizadas neste endereço.

As vagas estão distribuídas em órgãos públicos das cidades de Bandeirantes, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo, Umuarama e União da Vitória. 

Ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Restec em Gestão Pública é um curso gratuito na modalidade lato sensu e oferece atividades teórico-práticas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos residentes do órgão ao qual estão vinculados.

Os selecionados irão desenvolver atividades de 30h presenciais semanais nos locais que se candidataram, de segunda a sexta-feira. A carga horária teórica do curso deverá ser realizada em ambiente virtual, em período não coincidente com o desenvolvimento das atividades práticas da residência. O residente técnico selecionado ainda receberá bolsa mensal de R$ 3.040,00 e auxílio transporte.

A coordenadora-geral do Programa, professora Eliane Rauski, afirma que o Restec em Gestão Pública é uma importante politica pública da educação. “É um programa de qualificação em serviço. Nos órgãos públicos, eles interagem com servidores públicos experientes, absorvendo conhecimentos essenciais, o que os prepara para uma carreira no serviço público”, afirma. Segundo ela, os residentes oferecem uma renovação no que se refere à inovação e criatividade. 

Prova 

A prova objetiva será realizada em 9 de fevereiro de 2025, nas cidades de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. No ato de inscrição, o candidato deve escolher a cidade mais próxima. A abertura dos portões será às 8h, com fechamento às 8h30 e início da aplicação das provas às 8h45. O candidato terá no máximo de três horas para a realização para resolver as questões e preencher o cartão de respostas.

Política pública

Os programas de Residência Técnica são uma política pública do Governo do Paraná. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. Atualmente, são mais de 700 residentes desenvolvendo atividades práticas nas seguintes áreas: cultura, economia rural, gestão ambiental, inovação, obras públicas, saúde pública e turismo.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Leia também