UEL inicia reforma de prédio na área central para descentralizar captação do Hemocentro Regional

UEL inicia reforma de prédio na área central para descentralizar captação do Hemocentro Regional

Nova unidade do Hemocentro busca facilitar acesso de doadores, com foco no aumento da captação e atendimento de 100% da demanda SUS

Dentro dos próximos meses Londrina deverá ganhar uma unidade do Hemocentro Regional na Rua Prefeito Hugo Cabral, no centro, com o objetivo de melhorar o atendimento da demanda de captação de sangue, a partir da conquista de novos doadores. As obras tiveram início este mês e têm previsão de serem concluídas até o segundo semestre do ano, um investimento de cerca de R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA).

As obras de reforma estão sendo feitas no prédio da antiga Clínica Odontológica Universitária (COU), que foi transferida para o Campus Universitário, com área total de 325 metros quadrados, onde deverão ser instaladas cinco cadeiras de coleta com capacidade para atender até mil doadores/mês. O novo posto de coleta de sangue abrigará ainda área de atendimento, sala de triagem, copa e uma ala reservada para emergência. A abertura do novo posto de coleta ainda não está definida, dependendo de complementação do investimento para aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.

Atualmente são coletadas 1,4 mil bolsas de sangue/mês e a expectativa, a partir do funcionamento da unidade no Centro de Londrina, é aumentar essa captação para 2 mil bolsas mensais.
(Foto: Agência UEL).

Segundo o vice-reitor da UEL, professor Airton Petris, a descentralização do Hemocentro é uma articulação da Universidade juntamente com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) para possibilitar maior acessibilidade de doadores, com foco no aumento da captação de sangue. Segundo ele, a proposta é ampliar o volume e a capacidade do Hemocentro local para atender toda a 17ª Regional de Saúde de Londrina,

“Essa articulação é importante para a saúde local, envolvendo UEL e Secretaria de Saúde, melhorando a estrutura para doações para fornecer hemocomponentes para toda a região”, destaca o vice-reitor.

O Coordenador do Hemocentro, médico hematologista Fausto Celso Trigo, explica que atualmente são coletadas 1,4 mil bolsas de sangue/mês e a expectativa, a partir do funcionamento da unidade no Centro de Londrina, é aumentar essa captação para 2 mil bolsas mensais. Com essa quantidade seria possível atender a toda a demanda SUS de abrangência da 17ª Regional de Saúde, que atende 21 municípios do Norte do Paraná.

Obras tiveram início este mês em imóvel da antiga Clínica Odontológica Universitária (COU), que foi transferida para o Campus Universitário, com área total de 325 metros quadrados. (Foto: Agência UEL).

Somente em Londrina o Hemocentro abastece os Hospitais da Zona Sul e Norte, Hospital do Câncer de Londrina (HCL), Hospital Evangélico e o Hospital Universitário (HU), faltando atender a demanda de pacientes do SUS da Santa Casa de Londrina. Segundo Fausto Trigo, a expectativa com o novo posto de coleta é conseguir ampliar essa captação, de modo a atingir o objetivo de suprir 100% da demanda do Sistema Único.

Ele explica que o Hemocentro localizado em prédio anexo ao Hospital Universitário tem demanda menor nos dias de semana, de segunda a sexta-feira, entre às 8h e às 18h30. O coordenador acredita que a unidade central, localizada em área comercial e que registra inúmeros prédios residenciais no entorno, poderá ter maior procura exatamente neste período.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.